Evento debate a importância da reconstrução das políticas de direitos humanos no Brasil

Debate promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP no dia 30 de junho, às 14 horas, terá transmissão ao vivo pela internet

27/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/06/2022 as 10:55
Foto: Freepik

.
O Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai promover no dia 30 de junho, às 14 horas, o evento A Importância da Reconstrução das Políticas de Direitos Humanos como forma de trazer a questão para o próximo governo federal. O debate terá transmissão on-line e gratuita pelo site do IEA neste link.

O evento é realizado por ocasião do lançamento dos Cadernos Cedec editados pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) em parceria com o GPDH sobre dois eventos do Ciclo de Memórias da Política Institucional de Direitos Humanos realizados em 2021. O ciclo é resultado de uma iniciativa movida pela urgência de debate sobre o passado, o presente e o futuro das políticas de direitos humanos para construção coletiva da memória institucional das políticas públicas nacionais de direitos humanos.

O ciclo contemplou dois eventos, um em cada semestre de 2021. O primeiro, Construção e Desmonte dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres no Brasil, foi realizado no dia 14 de maio de 2021 e transmitido pelo canal do IEA, com a presença das presidentas do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e das ministras da Secretaria de Políticas para a Mulher e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O segundo, Construção e Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil, aconteceu no dia 1º de outubro de 2021, também transmitido pelo canal do IEA, e contou com a presença de todo(a)s ex-secretários, ex-secretárias, ministros e ministras que ocuparam as Secretarias dos Direitos Humanos – nas suas diferentes formações institucionais até o governo da presidenta Dilma Rousseff. A proposta foi, uma vez mais, a de construir um diálogo sobre a Construção e o Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil.

Os Cadernos Cedec n°s 133 e 134, preparados por pesquisadores do GPDH e do Cedec, trazem a transcrição integral das falas dos eventos, os textos dos Manifestos publicados naquelas ocasiões e artigos inéditos com informações complementares sobre a atuação do Conselho Nacional de Direito da Mulher, da Secretaria de Políticas para a Mulher e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, bem como a Secretaria de Direitos Humanos – nas suas diferentes formações institucionais até o governo da presidenta Dilma Rousseff.

O debate terá a participação de Paulo de Tarso Vannuchi, ministro de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (2006-2011), Jacqueline Pitanguy, presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (1986-1989),  Eleonora Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (2012-2016), e Paulo Sérgio Pinheiro, secretário nacional dos Direitos Humanos (2001-2003), com moderação de Paulo Endo, coordenador do GPDH.

Para conferir o evento acesse http://www.iea.usp.br/aovivo

.