Evento da USP sobre agronegócio sustentável terá capacitações práticas

A EsalqShow ocorre entre os dias 9 e 11 de outubro em Piracicaba

05/10/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 08/10/2018 as 12:01
A iniciativa vai oferecer ao todo seis módulos práticos que abrangerão os temas: inovação, agroindústria, produção animal, grandes culturas, fruticultura e olericultura – Foto: Divulgação/Esalq

Como cultivar folhosas em sistema hidropônico? Quais as etapas e a química do processo para produzir uma boa cerveja ou um bom vinho? Como produzir uma boa silagem de milho para nutrição animal ou ainda o que é necessário para o cultivo de abacate? Essa e outras respostas poderão ser encontradas nos módulos oferecidos pela Casa do Produtor Rural da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, que preparou uma programação especial, com capacitação prática, durante os três dias do EsalqShow- Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será entre 9 e 11 de outubro, na Esalq, em Piracicaba.

A iniciativa vai oferecer ao todo seis módulos práticos que abrangerão os temas: inovação, agroindústria, produção animal, grandes culturas, fruticultura e olericultura. As oficinas práticas funcionarão das 9 às 17 horas no Espaço Inovar, que será montado na Central de Aulas.

“Disseminar o conhecimento que é gerado na universidade ao produtor rural, de forma simples e decodificada para o fácil entendimento é o papel da Casa do Produtor Rural. Serão módulos práticos, com conteúdo exemplificado no dia a dia. Os temas que estarão em exposição foram escolhidos devido à demanda que recebemos. Reunimos alguns dos principais temas que são solicitados pelos produtores rurais para estarem no EsalqShow”, explica a coordenadora da Casa do Produtor Rural, Marcela Matavelle.

A programação completa das oficinas pode ser consultada no site. Veja o vídeo de divulgação do evento:

“Durante o EsalqShow, o produtor encontrará um cenário para sanar dúvida sobre os diferentes temas agrícolas. No caso da hidroponia, por exemplo, teremos montado todo o sistema para produção de hortaliças folhosas e o visitante poderá aprender sobre formação de mudas, berçários, tamanhos de perfis. Teremos uma infraestrutura voltada para quem está interessado em montar o sistema hidropônico”, aponta a coordenadora.

“Na área de fruticultura, uma das demandas que tivemos muito forte foi sobre o cultivo do abacate. Então, neste módulo, serão fornecidas informações sobre a planta, como fazer o corte correto. Outro tema que está em alta é o plantio em meiose em cana-de-açúcar e os produtores estão extremamente interessados neste sistema. Mostraremos como é a produção, tudo de forma prática”, exemplifica Marcela.

Anualmente, a Casa do Produtor auxilia de 600 a 800 produtores de forma gratuita, num modelo de assistência técnica e extensão rural articulada com ensino e pesquisa, que oferece atendimento e acompanhamento técnico ao pequeno produtor rural e aos agricultores familiares.

EsalqShow

O EsalqShow é um fórum dedicado a estimular inovações e empreendedorismo na agricultura, frente a produtos, serviços, últimas tendências do mercado, futuros desafios e novas ideias. Os eventos são realizados pela USP, em Piracicaba, e contam com a colaboração e presença de profissionais de diferentes setores, de acadêmicos e pesquisadores consagrados, líderes de empresas renomadas e de startups, e estudantes, vindos de diferentes partes do Brasil e do exterior.

O fórum ocorre em parceria com a empresa Araiby Feiras e Eventos em Agronegócios e o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). A primeira edição foi realizada no ano passado e reuniu mais de 3 mil participantes, 67 expositores, 55 palestras e apresentação de 51 projetos expostos em 14 vitrines.

“O EsalqShow vem para fortalecer e expandir o papel da Esalq e seus parceiros, bem como ampliar a integração entre universidades e demais setores que envolvem todo o agronegócio. O evento é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da academia e também mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos. Essa é a oportunidade de captar novas demandas do mercado para inovações tecnológicas, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos, num ambiente dinâmico”, afirma o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio.

Da Divisão de Comunicação da Esalq
Com informações da Attuale Comunicação

Mais informações pelo site www.esalqshow.fealq.org.br