Evento da USP na internet explica física nuclear de maneira acessível e descontraída

Palestra que acontece on-line no sábado vai mostrar como essa área da física ajuda na compreensão do mundo em que vivemos

O que acontece no interior das estrelas é um dos temas do evento sobre física nuclear – Créditos: NASA, ESA e G.Bacon

.
Em tempos de quarentena, é possível aprender com os professores da USP os assuntos mais importantes do mundo da física sem sair de casa. O evento Física para todos, tradicional projeto de extensão do Instituto de Física (IF), apresenta neste sábado, dia 25, a partir das 9 horas, a palestra Entendendo a Física Nuclear: o que aprendemos colidindo átomos, que aborda o papel fundamental que a física nuclear tem no entendimento sobre a natureza. Para participar, basta acessar a sala virtual que estará na página do projeto e no Facebook.

Leandro Gasques, professor do Instituto de Física da USP – Foto: Divulgação/ IF-USP

A física nuclear vem respondendo perguntas que têm grande relevância para a compreensão do mundo em que vivemos. A partir dessa ideia, a apresentação do professor Leandro Gasques, do IF, vai tratar vários conceitos e questões, como o que acontece no interior das estrelas e a relevância da física nuclear na produção de energia.

O Física para Todos é um ciclo de palestras que pretende instigar desde estudantes do ensino médio, jovens graduandos, até o público geral que acompanha e aprecia temas científicos. O evento ocorre todo o ano na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, mas agora é transmitido pela internet para atender às recomendações de isolamento social em função da pandemia. Para saber quais as próximas palestras basta acompanhar a página do projeto.

Física para todos

Entendendo a Física Nuclear: o que aprendemos colidindo átomos
Data: 25 de abril de 2020 (sábado)
Hora: às 9 h
Link: sala virtual disponível no dia do evento nos links abaixo

http://bit.ly/FisicaParaTodos
ou
https://www.facebook.com/events/252720785771032/
.
Leia mais:
https://jornal.usp.br/universidade/acoes-para-comunidade/sabado-de-manha-e-hora-de-aprender-fisica

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.