Estudo busca irmãos gêmeos com dor lombar crônica para tratamento

Voluntários devem residir em São Paulo ou região metropolitana e possuir entre 18 e 65 anos de idade

 01/02/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Voluntários receberão tratamento fisioterapêutico – Arte sobre foto de Marcos Santos/USP Imagens

 

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina (FM) da USP, em São Paulo, está buscando voluntários gêmeos ou gêmeas para colaboração. Os irmãos (as) devem possuir dor lombar crônica há mais de três meses, residir na cidade de São Paulo ou região metropolitana e serem maiores de idade (entre 18 e 65 anos). No estudo os participantes receberão tratamento fisioterapêutico.

A análise é realizada por Ingred Merlin Batista de Souza, fisioterapeuta e doutoranda do Programa Ciências da Reabilitação da FMUSP. O estudo é orientado pela professora Amélia Pasqual Marques, e possui participação das alunas Mariany Caprarola e Marina Espíndola, da graduação em Fisioterapia da USP, que auxiliarão nas avaliações dos participantes.

Para participar, é preciso acessar o formulário on-line e se enquadrar nos requisitos propostos. A participação é gratuita e voluntária, isto é, não gerará nenhum benefício financeiro para os participantes, mas auxiliará na pesquisa acadêmica que está sendo realizada. Todas as informações são sigilosas e serão utilizadas apenas para meios científicos.

A pesquisa possui apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mais informações: ingredmerllin@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.