FUVEST 2020

vestibular da USP

neste domingo?

Confira nossas dicas

Quase 130 mil inscritos, entre candidatos e treineiros, farão a primeira fase da Fuvest dia 24 de novembro

22.11.2019 | Por Aline Naoe​

Está chegando! A primeira fase do vestibular da USP 2020, organizado pela Fuvest, será realizada neste domingo, dia 24 de novembro, em 35 cidades do Estado de São Paulo. Quase 130 mil pessoas se inscreveram no processo que seleciona a maior parte dos alunos que estudarão nos cursos de graduação da USP a partir do próximo ano. Quem já conhece a prova, vai notar uma grande diferença: agora ela terá figuras, mapas e gráficos coloridos, facilitando a compreensão dos conteúdos. Se você está entre os inscritos, fique atento às informações sobre locais de prova, horários e itens que você deve ou não levar no dia. O Jornal da USP resume aqui as informações mais importantes para os candidatos. Boa sorte!

quem vai fazer a prova?

Poderão fazer o exame da Fuvest os candidatos que concluíram corretamente todas as etapas da inscrição. Não é mais possível se inscrever para a prova.

CANDIDATOS

TREINEIROS

TOTAL DE INSCRITOS

Ampla Concorrência

Ação Afirmativa EP

Ação Afirmativa PPI

Houve um pequeno aumento em relação ao ano passado, que contou com 127.786 inscrições

Os 117.019 candidatos estão concorrendo a 8.317 vagas nos cursos de graduação da USP. Outras 2.830 são destinadas às outras formas de ingresso na Universidade: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e as competições de conhecimento.

Quais os cursos mais concorridos?

As 15 carreiras mais concorridas em 2020 são bem parecidas com as do ano passado, com o curso de Medicina em São Paulo no topo. Direito deixa de aparecer - embora seja a segunda carreira mais procurada em números absolutos - e dá lugar ao curso de Fisioterapia

carreira

Arquitetura – FAU

Onde vou fazer a prova?

Acesse o site

com login e senha para consultar seu local de prova

Para evitar transtornos, a Fuvest recomenda ir
ao local de prova com pelo menos um dia de antecedência

O exame ocorre em

88 locais de 35 cidades do Estado de São Paulo

Como novidade neste ano, a primeira fase da Fuvest passa a ser aplicada também nas cidades de Araçatuba, Itapeva e Registro

Atenção!

Para quem optou pelo curso de Música – ECA São Paulo e Ribeirão Preto, de Artes Visuais, e Artes Cênicas ainda é preciso realizar outra prova: a de habilidades específicas. Cada curso tem um calendário próprio

Artes Visuais

17/12/2019

Música – ECA São Paulo

13, 17, 18, 19 e 20/12/2019

Música – Ribeirão Preto

17 a 21/12/2019

Artes Cênicas

8 a 10/01/2020

As provas são eliminatórias e classificatórias e ocorrem após a 1ª fase.
Locais, horários e demais instruções para realização dessas provas estão no

O que eu devo ou não levar no dia?

Obrigatório

Permitido

Não se preocupe, a Fuvest informará aos candidatos o tempo restante para o final do exame

Você pode levar seu celular, mas no local de prova o aparelho deve ser desligado e inserido no envelope apropriado

Como é a prova?

A primeira fase da Fuvest é uma prova de conhecimentos gerais. São:

*não haverá tempo adicional para transcrição do rascunho para a folha de respostas

Disciplinas

Algumas questões são interdisciplinares

Fique atento!

Os portões das escolas serão abertos às 12h30. O fechamento deles e o início da aplicação da prova serão às 13 horas. Não serão admitidos retardatários. O candidato só poderá deixar o local a partir das 17 horas.

Mudou alguma coisa?

SIM!

Agora figuras, mapas, gráficos e outras imagens que acompanharem as questões da prova serão impressas em cores. O objetivo é facilitar a compreensão do exame e contribuir para a interpretação correta dos enunciados.

Uma outra novidade neste ano é o sistema de identificação facial. Ele já era usado desde o último vestibular e foi aperfeiçoado. A foto enviada pelo candidato na inscrição é comparada com a imagem do candidato coletada no dia da prova - o sistema substitui a coleta da impressão digital e aumenta o controle de segurança do exame.

Eu vou para a segunda fase?

A prova será divulgada no mesmo dia, a partir das 20h30. O gabarito oficial sai no dia seguinte (25/11), às 9 horas, no site da Fuvest. Com isso, o candidato pode ter uma ideia do seu desempenho.

Serão convocados para a segunda fase do vestibular os candidatos mais bem classificados, em número correspondente a quatro vezes o número de vagas em cada carreira e modalidade de concorrência.

A lista de quem vai para a segunda fase será divulgada no dia 9 de dezembro, no site da Fuvest. Na mesma data, o candidato poderá consultar o local de prova.

Ainda tenho dúvidas! Como faço?

?

Consulte o Manual do Candidato no

para mais detalhes sobre o processo seletivo. Se sua dúvida ainda não foi resolvida, você pode enviar uma mensagem à organização pelo mesmo site

As informações apresentadas aqui são referentes apenas ao exame aplicado pela Fuvest e foram consultadas no Manual do Candidato e com a organização do exame.