USP tem cursos para profissionais de áreas relacionadas às ciências matemáticas

Centro de pesquisa e instituto da Universidade, em São Carlos, oferecem capacitação a distância e presencial; há opções pagas e gratuitas

 18/10/2019 - Publicado há 5 anos
Foto: ArtsyBee/Pixabay

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), instalado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, busca fomentar estudos em ciências matemáticas dentro de universidades e aplicá-los em ambientes industriais, aproximando a academia do mercado, focando na transferência de tecnologia e ajudando a desenvolver a área no Brasil.

O CeMEAI e o ICMC contam com iniciativas de educação corporativa, focadas na capacitação e no treinamento de funcionários de empresas que trabalham com as áreas do conhecimento que são especialidades do centro. A mais nova delas é o MBA em Ciências de Dados. O programa, que é oferecido junto ao ICMC e tem duração de um ano, é o primeiro da área a ser disponibilizado a distância por uma universidade pública no Brasil e conta com a maior equipe de cientistas da computação, estatística e matemática aplicada do País para proporcionar uma educação de qualidade e com o melhor aporte docente disponível na área.

Além da capacitação e do desenvolvimento teórico e prático em ciências de dados, o MBA oferece aos alunos uma oportunidade única e muito interessante: trazer um problema real da empresa onde trabalham para ser solucionado com o apoio dos mentores especialistas durante todo o decorrer do curso.

O MBA, inclusive, está com inscrições abertas para sua primeira turma. Os interessados podem encontrar todos os detalhes e realizar sua inscrição no site do programa.

Quem busca um curso mais amplo, com duração maior e aulas presenciais, pode encontrar a solução no Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (Mecai). Ele é oferecido de forma gratuita e envolve a apresentação de uma dissertação na fase final do curso. A proposta do Mecai é melhorar a formação dos profissionais e atender à demanda da indústria para proporcionar um avanço em geração de produtos ou aplicação de métodos inovadores para que as empresas se tornem mais competitivas nacional e internacionalmente.

Como o alcance do mestrado é amplo, o profissional formado poderá atuar em várias áreas específicas que incluem, por exemplo, otimização, mecânica dos fluidos, economia, entre outras. O curso tem dois anos de duração e aborda as aplicações de ciências de dados em agricultura, medicina, saúde, finanças e infraestrutura.

Cursos de curta duração

Além desses dois cursos de longa duração, o CeMEAI também oferece às empresas programas mais enxutos, com durações mais curtas e aplicações mais específicas. É o caso dos cursos de extensão, de resolução de problemas industriais e de aperfeiçoamento in company.

Os cursos de extensão buscam aumentar a capacidade analítica dos alunos em ciências de dados, estatística e matemática aplicada. Atualmente, são oferecidas duas opções nesta categoria. Uma delas é o curso de Social Network Analysis, que, assim como o MBA, está com inscrições abertas e oferece aporte para que os alunos compreendam as principais ferramentas, conceitos e questões relacionadas à coleta e análise de dados de redes sociais e identifiquem e discutam teorias e métodos associados a pesquisas na área.

O outro curso de extensão oferecido pelo CeMEAI é o Programação Python para Ciências de Dados, que tem o objetivo de qualificar profissionais com algum conhecimento de computação e programação para que sejam capazes de manipular e processar bases de dados em diferentes formatos, projetar robôs para capturar informações disponíveis na web e executar procedimentos básicos de estatística e aprendizado de máquina.

A iniciativa de resolução de problemas industriais é organizada todos os anos e antecede o Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais. Em uma semana de atividades, é apresentado um conjunto de técnicas matemáticas e de modelagem, acompanhado de um problema real, para que os estudantes possam experimentar por eles mesmos o processo de entender, formular e resolver um problema prático.

São apresentados problemas reais já estudados em ocasiões anteriores, para os quais se tem uma boa base de conhecimento, e, guiados por um tutor, os alunos trabalham na solução ou no estudo desses problemas.

Por fim, o CeMEAI também oferece um aperfeiçoamento in company, que entrega aos funcionários das empresas conveniadas um conteúdo que cobre temas essenciais no contexto de ciência de dados. Em particular, o curso apresenta, de forma bastante aplicada, conceitos de programação, de estatística, de aprendizado de máquina e de matemática aplicada, que correspondem a tópicos indispensáveis na formação de um cientista de dados.

Todos os cursos do CeMEAI voltados para educação corporativa podem ser acessados com mais informações na página da iniciativa, que conta com os detalhes de cada um dos programas e as instruções a respeito de inscrições, ementas e contatos para eventuais dúvidas.

Cursos de educação corporativa Cemeai/ICMC

Curso Inscrições Modalidade Gratuidade Pré-requisitos
MBA em Ciências de Dados Abertas (até 31/10/2019) A distância Não Graduação completa; trabalhar na área de Ciências de Dados
Mecai Fechadas Presencial Sim Graduação completa; trabalhar na área de Ciências de Dados
Programação Python para Ciências de Dados Fechadas Presencial Não Graduação completa
Social Network Analysis Abertas (até 15/10/2019) Presencial Não
Resolução de Problemas Industriais Fechadas Presencial Sim
Aperfeiçoamento in Company Abertas (para empresas) Presencial Não A critério da empresa contratante

 

Da Assessoria do CeMEAI


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.