Professores da rede pública podem se candidatar ao mestrado profissional em Letras

Inscrições até 10 de fevereiro; curso semipresencial é gratuito, com aulas em São Paulo

Editorias: Estude na USP - URL Curta: jornal.usp.br/?p=300030
Curso é voltado a pessoas com licenciatura em Letras que estejam ministrando aula de Língua Portuguesa no ensino fundamental em escolas da rede pública – Foto: Visual Hunt

Foram prorrogadas, até o dia 10 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A unidade é uma das instituições de ensino superior que integram a Rede Nacional do PROFLETRAS e são responsáveis pela execução do curso. A coordenação geral é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O ingresso será no segundo semestre letivo do ano de 2020. Esse programa de pós-graduação stricto sensu é gratuito e voltado aos professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental da rede pública que desejam qualificar-se para o exercício da docência, com o intuito de desenvolver múltiplas competências dos alunos em ambiente on-line e off-line.

Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), o PROFLETRAS é um curso semipresencial, com oferta simultânea nacional, nas cinco regiões do País, no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Letras.

Na FFLCH são oferecidas 10 vagas, de um total no País de 590. As aulas são ministradas às quintas-feiras, no período da tarde, e às sextas-feiras, pela manhã e tarde – sendo presenciais somente no primeiro ano do curso. No segundo ano, as aulas são parciais ou com a supervisão do orientador.

Os requisitos para participar do processo seletivo são:

a) Ter diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, registrado no Ministério da Educação (MEC);
b) Estar ministrando aula de Língua Portuguesa e ser professor desta disciplina em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano), em escola da rede pública de ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores.

O candidato aprovado deverá estar lecionando e não poderá afastar-se, integralmente, do exercício da docência no ensino fundamental na rede pública de ensino, enquanto permanecer cursando o PROFLETRAS.

Prazos

Os interessados no curso devem realizar a inscrição on-line, exclusivamente, até as 23h59min, horário oficial de Brasília, do dia 10 de fevereiro. Os candidatos devem preencher o formulário informando a instituição escolhida para realizar o curso (no caso da FFLCH, a instituição que aparece é o nome da Universidade: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP), imprimir a guia da taxa de inscrição e efetuar o pagamento no valor de R$ 90 até o dia 11 de fevereiro.

As provas serão aplicadas no dia 15 de março. O local de realização será divulgado a partir de 6 de março e estará vinculado ao município-sede da instituição escolhida pelo candidato na inscrição. Como a FFLCH está localizada na cidade de São Paulo, a realização das provas, assim como o curso, acontece nesta mesma cidade.

A prova terá 20 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva, na qual será exigido que o candidato produza um texto argumentativo em prosa, adequada à situação enunciativa apresentada, ao gênero discursivo/textual solicitado, aos princípios da textualidade, à norma padrão culta da língua portuguesa escrita e às instruções constantes na prova.

A data prevista para divulgação do resultado final do processo seletivo é dia 6 de maio. A data das matrículas será publicada posteriormente.

O conteúdo programático das provas, cronograma e todo o regulamento do processo seletivo do PROFLETRAS podem ser consultados no edital.

Disciplinas focadas na docência

O PROFLETRAS é um dos 23 programas de pós-graduação da FFLCH. É o único mestrado profissional da unidade e está vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV). A primeira turma ingressou em agosto de 2013.

A coordenadora do PROFLETRAS, Maria Inês Batista Campos, também docente do DLCV, destaca o diferencial deste curso. “O PROFLETRAS tem um caráter diferenciado de um mestrado em Língua Portuguesa. Primeiro porque, como é um mestrado profissional, as disciplinas focam diretamente na docência do professor: como é a situação da sala de aula, as dificuldades que os alunos apresentam e o tratamento que vai ser dado para o ensino de Língua Portuguesa. É diferente do mestrado acadêmico, que tem um foco propedêutico”, explica.

Além disso, a professora Maria Inês comenta que pode-se ressaltar outros dois pontos: o prazo para a defesa da dissertação é de 24 meses e a língua estrangeira não é pré-requisito e eliminatória para ingressar no curso, pois o aluno ainda tem um ano para se preparar para a proficiência em uma segunda língua.

Da Assessoria de Imprensa da FFLCH

Mais informações: http://profletras.fflch.usp.br/ ou e-mail posdlcv@usp.br

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.