Professores de matemática podem se inscrever em mestrado profissional gratuito

Pós-graduação semipresencial é destinada a profissionais da rede pública de ensino; USP sedia polos em São Carlos e São Paulo

Programa da Sociedade Brasileira de Matemática oferece 15 vagas para a turma de 2020 – Foto: Fernando Silveira via Flickr – CC

Atualizado em 22 de agosto de 2019, às 16:37

As inscrições estão temporariamente suspensas em função do ofício 267/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) está com inscrições abertas até dia 16 de setembro. Ele é direcionado a professores de matemática do ensino básico, especialmente profissionais de escolas públicas, um programa de pós-graduação semipresencial e gratuito. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos polos do programa e oferece 15 vagas para a turma de 2020, com aulas às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Já a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em São Paulo, oferece 20 vagas.

A taxa de inscrição é de R$ 76 e deve ser paga, exclusivamente, por meio de boleto bancário, emitido no momento do preenchimento do formulário de inscrição disponível no site do programa.

O processo seletivo é realizado via Exame Nacional de Acesso (ENA), que ocorrerá sábado, dia 19 de outubro, das 14 às 17 horas. A prova será composta de 30 questões de múltipla escolha, com o objetivo de avaliar os conhecimentos algébricos, numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade dos candidatos. Para mais informações sobre o processo seletivo e os documentos necessários, acesse as informações disponibilizadas no site do ICMC.

Sobre o PROFMAT

Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, o PROFMAT é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) com nota 5, que é a nota máxima para programas de mestrado. Realizado por uma rede de instituições de ensino superior, o programa oferece 1,8 mil vagas em todo o País.

Na USP, o PROFMAT é de responsabilidade do ICMC e está sob coordenação da professora Ires Dias, disponibilizando atividades em três polos: São Carlos, no próprio ICMC; São Paulo, na EACH, e Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP).

Marília Calábria/Assessoria de Comunicação do ICMC 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.