ESTUDE NA USP

pela internet de qualquer
lugar do mundo

É possível encontrar cursos on-line completos e aulas dos mais variados temas em diferentes portais

Não são apenas cursos presenciais que a USP possui. A Universidade oferece, por meio de diversos portais na internet, aulas com seus professores e pesquisadores. São vídeos, áudios, textos e apresentações. Os conteúdos são variados e, por ser on-line, os horários de estudo são flexíveis. Ao término de alguns cursos, é possível até obter certificado.

Há portais próprios da USP, como o e-Aulas e o Canal da USP no YouTube, e outros que abrigam conteúdos não só da Universidade, mas de diversas instituições, como o Coursera. 

 A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) possui professores e alunos da USP atuando como facilitadores, trabalhando com grupos de alunos da Univesp e desenvolvendo habilidades relacionadas à prática didático-pedagógica. Além de cursos de graduação a distância, a Univesp possui um canal no YouTube onde disponibiliza parte dessas aulas.

São quatro plataformas que disponibilizam conteúdo diversificado de aulas e cursos da USP: e-Aulas, Canal da USP, Univesp e Coursera. Confira como você pode ter acesso a eles: 

e-Aulas

O portal  é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela USP. Por meio desse serviço, a Universidade busca ampliar a disseminação pública do conhecimento, incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da USP.

O conteúdo de mais de 180 disciplinas está disponível para o público em geral. Basta que os interessados se inscrevam no site para participar. Alunos e funcionários da USP também podem acessar o material.

20190711_icone_video_aula_canal_lousa

DADOS

Divisão das aulas

graduação (7.906), pós-graduação (195), ensino médio (65), cultura e extensão (592)

Número total de disciplinas

184

20190711_icone_video_aula_canal_professor
20190711_icone_video_aula_canal
20190711_icone_video_aula_canal_aluno

Professores que já publicaram conteúdo

471

Acessos

1,2 milhão de acessos por mês

Público geral cadastrado na plataforma

86 mil

Público USP

14 mil

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da USP

Canal USP

A USP mantém um canal no YouTube com conteúdo diversificado e totalmente gratuito. São mais de 4 mil vídeos para quem quer acompanhar a produção científica, acadêmica e cultural da Universidade. Toda semana há novidade: desde reportagens, aulas, palestras com professores da USP, até concertos das três orquestras da instituição.

Há mais de 30 disciplinas de graduação e de pós-graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento. São aulas gravadas, ou seja, as mesmas assistidas pelos universitários, assim, o público pode se informar mesmo não sendo estudante da USP. Cálculo, Matemática Financeira, Astronomia e História do Brasil são exemplos de disciplinas disponíveis.

Por meio da playlist “Aulas USP | Ciências exatas, humanas e biológicas” você encontra essas e diversas outras videoaulas.

20190711_icone_video_aula_canal

DADOS

Inscritos: 115 mil

Número total de disciplinas: 30

Conteúdo: 4 mil vídeos - 1,6 mil videoaulas disponibilizadas em 33 playlists

Fonte: Jornal da USP​

Univesp

Universidade Virtual do Estado de São Paulo

A Univesp é a primeira universidade pública gratuita de educação a distância (EAD) de São Paulo. Ela é mantida pelo governo estadual e no vestibular do 2º semestre de 2019 oferecerá 5.120 vagas em cursos de graduação.

Os cursos são realizados em ambiente virtual: videoaulas, material didático, bibliografia das disciplinas e tira-dúvidas do conteúdo com tutores. Parte dos professores é da USP: 39.

Há ainda 180 polos espalhados pelo Estado. São espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo e trabalhos orientados por tutores. Os tutores são bolsistas, 257 deles fazem pós-graduação na USP.

Para quem não está fazendo os cursos de graduação da Univesp, há material no canal da Univesp no YouTube, inclusive aulas dos professores da USP. 

20190711_icone_video_aula_canal_aluno
20190711_icone_video_aula_canal_professor

DADOS

Matriculados

40.428 alunos

Professores

Dos 105 docentes da Univesp, 39 são da USP. Dos 722 alunos facilitadores bolsistas da Univesp, 257 cursam pós-graduação na USP

Fonte: Univesp

Coursera

O Coursera é uma organização de tecnologia educacional que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos on-line gratuitos e acessíveis através de sua plataforma de ensino para qualquer pessoa.

Criada em 2012, pelas universidades norte-americanas de Standford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, a plataforma é parceira de 190 centros de ensino superior do mundo e 40 milhões de usuários.

Os cursos possuem três componentes principais: aulas em vídeo, avaliações e interações entre os estudantes, monitores e professores. Desde 2014, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP mantém parceria com o Coursera para o oferecimento de cursos.

20190711_icone_video_aula_canal_computador_notebook
20190711_icone_video_aula_canal_lousa

DADOS

Cursos

USP oferece 19 cursos na plataforma

Temas dos cursos USP

negócios, estatística, computação/programação, saúde, mapas conceituais e astrobiologia

20190711_icone_video_aula_canal_professor
20190711_icone_video_aula_canal
20190711_icone_video_aula_canal_aluno_diploma

Professores

23 professores e pós-graduandos da USP na plataforma

Inscrições

220 mil inscrições nos cursos da USP desde o início da parceria com a plataforma. Grande maioria dos inscritos é de origem brasileira, mas há participantes de Portugal e Estados Unidos.

Média de idade dos alunos

25 e 34 anos

Concluintes

Quase 10 mil pessoas já concluíram cursos USP

Fonte: Coursera

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.