Em Bauru, USP abre inscrições para pós em Ciências da Reabilitação

O programa é gratuito e oferece 20 vagas no total; inscrições serão recebidas até o dia 15 de junho

23/05/2018 - Publicado há 6 anos
Há oportunidades para candidatos de áreas como enfermagem, fonoaudiologia, genética, medicina, odontologia, entre outras – Foto: Divulgação/HRAC

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru abriu processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas. O programa é gratuito e oferece 12 vagas para mestrado e 8 para doutorado, com início em agosto de 2018.

Os candidatos devem ter formação superior compatível com as linhas de pesquisa do programa; disponibilidade de dedicação integral ao curso, incluindo atividades ambulatoriais e assistenciais no hospital; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico científico nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

Há oportunidades para candidatos de áreas como enfermagem, fonoaudiologia, genética, medicina, odontologia, entre outras.

Com duas décadas de existência, em 2017, o Programa de Ciências da Reabilitação do Centrinho teve sua nota de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) elevada para 5, que representa nível de excelência.

“A elevação da nota mostra que melhoramos nesses últimos quatro anos avaliados, na formação dos mestrandos e doutorandos, na produção científica, na captação de fomento, na realização de pesquisa, na qualificação do corpo docente e na liderança do nosso programa em fissura labiopalatina, sendo o único no País e no mundo com área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas”, pontua a professora Ana Paula Fukushiro, presidente da Comissão de Pós-Graduação do Centrinho.

Outro destaque do programa é a ampla possibilidade de internacionalização, com intercâmbios e pesquisas por meio de convênios com grandes universidades e instituições de ensino de países como Chile e Peru (América do Sul), Estados Unidos (América do Norte), França, Inglaterra, Suécia e Ucrânia (Europa), e Japão (Ásia).

As inscrições serão recebidas no período de 16 de maio a 15 de junho (exceto aos sábados, domingos e feriados), das 9 às 11 horas ou das 14h30 às 17 horas, na Secretaria de Pós-Graduação do Centrinho. A taxa de inscrição é de R$ 180.

A seleção será realizada no dia 25 de junho, na Seção de Pós-Graduação do hospital. Serão três etapas: questionário escrito sobre expectativas profissionais e acadêmicas do candidato (das 8h30 às 9 horas); prova específica e discussão de projeto de pesquisa na área de fissuras orofaciais e anomalias relacionadas (das 9 às 12 horas); e discussão e análise curricular (das 14h30 às 18 horas). O início dos cursos será no dia 6 de agosto.

O edital completo, formulário de inscrição, súmula curricular e termo de compromisso estão disponíveis no site. O Centrinho fica na Rua Sílvio Marchione 3-20, Vila Universitária, Bauru-SP, CEP 17012-900.

Mais informações na Secretaria de Pós-Graduação do Hospital, pelo e-mail ppg.hrac@usp.br