Estudantes do ensino básico podem aprender ciências com desafios pela internet

O IV Desafio do Conhecimento, promovido pela USP em Lorena, tem como objetivo avaliar a capacidade de aprendizagem científica por meio de aptidões como a criatividade, a atitude e a inovação; inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro

21/09/2020 - Publicado há 4 anos
Estudantes desenvolvem aprendizagem científica com desafios – Foto: Freepik

.
A resolução de um problema consiste em identificar um tema, estudá-lo, desenvolver métodos, estratégias e, a partir daí, lançar mão de ações concretas a fim de solucionar a questão. Se você é bom em encontrar respostas para enigmas misteriosos, então o IV Desafio do Conhecimento é para você. As inscrições estão abertas até dia 2 de outubro e podem ser feitas neste link.

Esta competição, desenvolvida pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, tem como objetivo avaliar a capacidade de aprendizagem científica por meio de aptidões como a criatividade, a atitude e a inovação. Podem participar alunos do ensino médio (1º, 2º e 3º ano) e do ensino fundamental II (6ª, 7ª, 8ª e 9ª série) de todo o País. O regulamento completo está disponível aqui. Na edição anterior, mais de mil estudantes aceitaram o desafio.

O IV Desafio do Conhecimento será realizado em duas etapas virtuais:

Primeira etapa (dias 5 e 6 de outubro): Fase Classificatória
Nessa fase o estudante acessa a página do evento e lá será apresentado a um conjunto de enigmas que deve ser desvendado no tempo limite de duas horas.

Segunda etapa (dias 24 e 26 de novembro): Fase Eliminatória
Os participantes que passarem para a segunda fase irão receber orientações para baixar um aplicativo. Por meio dele será apresentado pela organização outro problema desafiador. A diferença é que nessa etapa serão formados times aleatórios, independentemente da origem dos participantes. Esses times terão quatro horas para encontrar o resultado do problema.

A coordenadora da competição, Sandra Schneider, professora da EEL, destaca que não é só o grau de conhecimento que será avaliado. “Nós idealizamos uma competição igualitária e valorizamos a capacidade investigativa por meio da pesquisa em que competências como autonomia, poder de decisão, trabalho em equipe, controle das emoções e a agilidade dos jovens são estimuladas. Enquanto eles se envolvem na resolução do problema, vão adquirindo conhecimentos. Isto enriquece o aprendizado e abre portas para competências socioemocionais, essenciais no mundo contemporâneo”.

Serão premiados em cerimônia virtual os três participantes de cada série que obtiverem o melhor desempenho num total de 21 estudantes. Mais informações estão no site do evento: desafiodoconhecimento.eel.usp.br

.

Simone Colombo, da Assessoria de Imprensa da EEL USP