Foto: Divulgação/USP CodeLab

Estudantes da USP promovem inovação tecnológica no ambiente universitário

Grupo USP CodeLab, que possui núcleos dentro e fora da Universidade, organiza cursos e promove iniciativas que estimulam o uso da tecnologia para solução de problemas reais

02/06/2021

Victoria Borges

Boas ideias, vontade de aprender e pensar em soluções inovadoras e tecnológicas para problemas, sejam eles do dia a dia ou industriais. Se você tem vontade de aprender mais sobre programação, o USP CodeLab realiza cursos para explicar técnicas e ferramentas da área de ciência da computação. Em linhas gerais, a programação são as “instruções” que uma pessoa dá para uma máquina (computador, celular, etc.) fazer determinadas tarefas.

Além de atividades voltadas para a comunidade em geral, o grupo, que é formado por alunos da graduação, pós-graduação e professores da USP, busca estimular a inovação tecnológica dentro da Universidade e complementar a formação de alunos de cursos de tecnologia (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, etc.) para que eles se tornem engenheiros de software.

O grupo foi criado em 2015, quando alguns alunos do curso de Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, começaram a se encontrar para discutir temas ligados a sistemas de software. “Logo os alunos perceberam que juntos poderiam aprender e entender melhor ferramentas e técnicas muito usadas na programação”, conta Alfredo Goldman, professor do IME e coordenador do projeto, que passou a ser chamado de CodeLab em 2017.

A iniciativa também possui núcleos na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em São Paulo, e no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Recentemente, o grupo se estendeu para além dos muros da USP, com a criação de uma unidade na Universidade Federal do ABC (UFABC), no campus de Santo André, na Grande São Paulo.

Foto: Divulgação/IME USP

Alfredo Goldman, professor do IME e coordenador do USP CodeLab - Foto: Divulgação / IME

Os quatro núcleos trabalham em conjunto e promovem diversas atividades para os universitários. O objetivo é trabalhar o desenvolvimento de sistemas computacionais e estimular a inovação tecnológica dentro da Universidade por meio de atividades acadêmicas, cursos — que abordam desde assuntos introdutórios até os mais avançados —,  grupos de estudo, eventos e maratonas de programação.

Iniciativas para a Universidade: dev.journey()

O programa educacional tem como objetivo complementar a formação dos estudantes para que eles se tornem capazes de desenvolver sistemas reais. Ao todo, são seis iniciativas:

dev.learn()

São cursos sobre tecnologia em que os participantes aprendem técnicas introdutórias e avançadas de desenvolvimento de software. Durante a pandemia, estão sendo realizados virtualmente pelo Youtube.

dev.boost()

Em grupos, os participantes praticam o desenvolvimento com projetos de clientes da Universidade e externos.

dev.hack()

São hackathons e hackdays onde os participantes trabalham em equipe para buscar soluções inovadoras em tecnologia.

dev.hire()

Assessoria de carreira onde os alunos podem assistir a palestras sobre preparatórias, além de conhecer vagas de estágio e emprego oferecidas por empresas parceiras.

dev.meet()

São encontros sobre tecnologia feitas com empresas parceiras, em que os participantes acompanham discussões sob a perspectiva da academia e do mercado.

dev.research()

Divisão de pesquisa onde os participantes da graduação são co-orientados por alunos da pós-graduação em projetos de iniciação científica ou trabalhos de conclusão do curso.

Desde 2020, com as medidas de isolamento social, os eventos e cursos aderiram ao formato digital. Um deles foi o #SheHacks, no qual mulheres universitárias cis e trans, organizadas em times multidisciplinares, são desafiadas a propor soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas. As apresentações do evento são feitas por meio de plataformas como o Discord e o YouTube. As gravações estão disponíveis no canal do CodeLab e podem ser acessadas neste link.

Neste ano, o CodeLab continua oferecendo os cursos e eventos on-line para toda a comunidade, que são divulgados por meio das redes sociais do projeto. O próximo encontro será um hackathon (como são conhecidas as maratonas de programação) proposto para alunos ingressantes dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação nos anos de 2020 e 2021. As informações serão divulgadas no perfil do CodeLab São Carlos e do CodeLab Leste.

O foco de atuação do grupo são alunos dos cursos de Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação. Mas também são aceitos estudantes de outras áreas e membros de toda a comunidade acadêmica — basta se interessar por tecnologia, programação e desenvolvimento e participar dos encontros.

Atividades antes da pandemia no USP CodLab Leste e em São Carlos - Foto: Reprodução/Facebook

Plataforma de inovação da USP

Em abril deste ano, foi lançada a plataforma Hub USP Inovação, que oferece informações sobre patentes, pesquisas, laboratórios e programas da Universidade, com o intuito de facilitar o contato entre empresas e pesquisadores. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Agência USP de Informação (Auspin) e o USP CodeLab.

“Nós conseguimos fazer um projeto que gera um impacto positivo na comunidade. É uma ferramenta útil para quem a utiliza. Também é uma oportunidade muito legal de dar espaço para os alunos fazerem diferença na Universidade. É um estímulo para os estudantes”, comenta João Francisco Daniel, membro do CodeLab que participou do desenvolvimento da plataforma.

Ele também participou, com o professor Goldman, do evento Fala, Inovação que explicou sobre a plataforma e está disponível no Canal do Youtube da Auspin. Durante a apresentação, Daniel destacou o cuidado que o grupo teve com a base de dados do Hub USP, que possui várias camadas de segurança para manter a proteção das informações. “Resolvemos ser ousados pelo valor dessa possibilidade da USP ter seu dia a dia o mais próximo possível da sociedade”, disse.

O grupo realiza cursos e eventos durante todo o ano. É possível acompanhar a programação do USP CodeLab pelas redes sociais:

Foto: Divulgação Auspin

João Francisco Daniel, membro do CodeLab - Foto: Divulgação Auspin