Estudantes da USP buscam doações para ajudar na luta contra a pobreza menstrual

Poli Social, entidade de alunos da USP, vende rifas para arrecadar fundos e comprar pacotes de absorvente e produtos de higiene menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade

 12/08/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Mas de 20% das adolescentes brasileiras não têm condições de adquirir absorventes higiênicos – Foto: Pixabay

.
A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento, por parte das pessoas que menstruam, dos cuidados que envolvem a própria menstruação, de acordo com o relatório
Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violação de direitos, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Estima-se que 23% das adolescentes brasileiras não têm condições de adquirir absorventes higiênicos enquanto estão menstruadas. Pedaços de papel higiênico, retalhos de pano, folhas de jornal e até miolos de pão são alguns exemplos de itens inadequados e inseguros utilizados durante o ciclo menstrual de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para ajudar na luta pela liberdade e segurança das pessoas que menstruam, a Poli Social, entidade de alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP, está promovendo uma rifa de arrecadação de absorventes. A iniciativa conta com a parceria do Projeto Absorver e as doações serão feitas para a Casa Laudelina, centro de acolhimento para mulheres vítimas de violência.

Para contribuir com a campanha, basta fazer a doação por meio deste link. Cada R$ 10 doados equivalem a um número da rifa. Os prêmios são uma assinatura de seis meses na Alura, plataforma de cursos on-line em formação tecnológica, e uma maleta de produtos da Quem disse Berenice?, marca de maquiagens, perfumes e cosméticos.

A Poli Social é uma associação sem fins lucrativos que oferece serviços gratuitos voltados ao Terceiro Setor. Mais informações sobre a entidade podem ser encontradas no Facebook (Poli Social), Instagram (@grupopolisocial) ou no site: www.grupopolisocial.com

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.