Instituto da USP em São Carlos realiza visita guiada com alunos

Estudantes de Bauru conversaram com professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

09/06/2016 - Publicado há 8 anos

Um grupo de estudantes que cursam o primeiro e o segundo ano do ensino médio visitou, na última sexta-feira, 3 de junho, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os 24 alunos da escola FourC Bilingual Academy, de Bauru, conheceram a estrutura do instituto, conversaram com professores e puderam conhecer mais sobre a vida universitária.

Os 24 estudantes vieram de Bauru para conhecer o ICMC | Foto: Henrique Fontes
Os 24 estudantes vieram de Bauru para conhecer o ICMC – Foto: Henrique Fontes

Os visitantes foram recebidos pela aluna Ana Paula Lima, que cursa Ciências de Computação no ICMC, e levou os adolescentes à Biblioteca Achille Bassi e ao Museu da Computação Odelar Leite Linhares. Ela contou um pouco de sua experiência como graduanda, explicou como é seu curso e mostrou que há diversas oportunidades no mercado de trabalho, além de responder às perguntas dos estudantes.

Depois, foi a vez dos professores Thiago Pardo, Esther Prado e Fernando Paulovich conversarem com os alunos. Pardo falou sobre os cursos que o instituto oferece, suas possibilidades de carreira e explicou a diferença entre Engenharia de Computação, Ciências de Computação e Sistemas de Informação. Já Esther falou sobre os cursos da área de matemática e as possibilidades de atuação no mercado de trabalhado como bacharel ou licenciado. Para encerrar, Paulovich contou sua trajetória profissional até se tornar docente do instituto e respondeu a uma série de perguntas dos jovens. Os professores ainda falaram sobre os intercâmbios que a Universidade oferece e ressaltaram que muitos alunos do ICMC foram para o exterior ou lá estão.

“Esse tipo de visita é uma prática regular da nossa escola, que permite aos alunos conhecerem as instalações e os professores não só de universidades públicas, mas de particulares também. Isso contribui para que eles possam tomar a decisão correta na hora de escolher qual delas prestar”, afirma Roberta da Silva, coordenadora do programa High School da FourC.

Algumas curiosidades também foram exibidas aos visitantes, como o ranking das melhores profissões do mundo, em que empregos relacionados a computação e matemática estão entre os mais bem colocados. “É importante a gente ter esse contato com a universidade antes de prestarmos o vestibular, pois, muitas vezes, ainda não temos certeza do que queremos fazer e, a partir de uma conversa com esses professores, podemos mudar nossa ideia”, finaliza Luiz Sabage, de 16 anos, aluno do segundo ano do ensino médio.

Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações (16) 3373-9666, site www.territoriodobixo.icmc.usp.br