Estudantes com ideias criativas podem se inscrever na maior feira brasileira de ciências

Febrace está com inscrições abertas para estudantes de todo o Brasil para a 21ª edição da mostra de projetos

01/07/2022 - Publicado há 2 anos
Estudantes em mostra de projetos durante a Febrace 2018 – Foto: Divulgação/Febrace

.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista liderado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (Poli) da USP, está com inscrições abertas para a 21a edição da mostra de projetos, com etapas de participação on-line e presencial. Os projetos devem ser submetidos até o dia 24 de outubro pela plataforma Minha Febrace no endereço minha.febrace.org.br.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Na primeira etapa de seleção, centenas de professores universitários e pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa do Brasil irão avaliar os inscritos e selecionar cerca de 500 projetos semifinalistas para participarem da apresentação e avaliação ao vivo via plataforma Zoom. A partir dessa avaliação, serão indicados 200 projetos finalistas para participação, em março de 2023, na Mostra Presencial de Projetos, na USP, Campus Butantã. Os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Na semana de 20 a 24 de março de 2023, acontecerão simultaneamente a Mostra Virtual de todos os projetos selecionados como semifinalistas e a Mostra Presencial dos 200  projetos finalistas em São Paulo no campus da USP. Durante essa semana também acontecerão palestras e workshops com transmissão das atividades pela internet. Na Mostra Virtual, os estudantes autores de aproximadamente 500 projetos semifinalistas terão a oportunidade de divulgar seus projetos, para professores e pesquisadores, participar de palestras e expor suas ideias ao público por meio da mostra on-line de projetos. Os participantes selecionados para a Mostra Presencial terão também a oportunidade de interagir presencialmente, em São Paulo, com professores, pesquisadores, patrocinadores e visitantes.

Durante a Mostra Presencial, os projetos finalistas serão avaliados, e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria – esses contemplados com troféus, medalhas e certificados na cerimônia de premiação prevista para o dia 24 de março de 2023.

Mostra Presencial da Febrace em 2018 – Foto: Divulgação/Febrace

.
Diversas instituições públicas e privadas também oferecerão prêmios como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron Isef (International Science and Engineering Fair), que em 2023 será realizada no mês de maio nos EUA.

De acordo com a coordenadora geral da Febrace, professora Roseli de Deus Lopes, a nova edição da mostra de projetos abre espaço para que mais jovens brasileiros possam apresentar suas inovações, on-line ao vivo, para cientistas de diversas áreas do conhecimento e de diversos países, além de oferecer a oportunidade para que jovens cientistas conheçam a USP e possam interagir com professores, pesquisadores, patrocinadores e visitantes.

A Febrace envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Mesmo diante das dificuldades e restrições impostas pela pandemia, em sua última edição, realizada em março de 2022, a Febrace envolveu diretamente mais de 29.875 estudantes de 27 unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 97 feiras afiliadas. A mostra de projetos, realizada a distância em função da pandemia, contou com a participação de 1.081 estudantes finalistas acompanhados por 626 professores orientadores/coorientadores.

Acompanhe a Febrace pelo site www.febrace.org.br ou pelas redes sociais Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

Texto: Comunicação da Febrace