Especialistas discutem soluções matemáticas para desafios reais de empresas

Pesquisadores e estudantes das áreas de matemática, estatística e computação se unem a gestores de empresas para mostrar como resolver problemas a partir dessas áreas do conhecimento

 02/09/2021 - Publicado há 2 meses
Matemática pode trazer soluções para problemas empresariais – Foto: Freepik

.
Presente na Inteligência Artificial, no escoamento de poços de petróleo e na modelagem econômica de problemas de empresas de diferentes áreas, a matemática dá contribuições inovadoras e fundamentais ao setor produtivo. Com o objetivo de estimular o diálogo entre as duas áreas, o Centro de Projetos e Inovação (Centro Pi) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) realizam, em formato virtual, entre 6 e 10 de setembro, o 7º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais.

Ao longo da semana do evento, pesquisadores e estudantes das áreas de matemática, estatística e computação, além de gestores e pesquisadores de empresas, vão se dividir em grupos para solucionar problemas reais da McKinsey, Shape, Carteira Global, Big Data e Rumo. O Ministério Público da Paraíba e o Grupo de Políticas Públicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP também apresentarão desafios operacionais aos participantes.

“Este é mais um passo na nossa aproximação do setor produtivo nacional, consubstanciada na criação do Centro de Projetos e Inovação do Impa. Queremos explorar cada vez mais o grande potencial da matemática para gerar riqueza e desenvolvimento”, afirma Marcelo Viana, diretor-geral do Impa.

“A organização deste evento, pela primeira vez, fora de São Carlos nos dá a possibilidade de levá-lo a outras localidades do País que necessitam dessa metodologia. Na abertura do evento pretendo relatar a nossa experiência em edições anteriores, onde trazemos para a universidade os problemas reais da indústria, apresentamos soluções e revertemos às empresas por intermédio de transferência tecnológica, ressaltando sobretudo que temos capacidade para prepará-las para essa implementação por intermédio de nossos cursos e educação corporativa oferecidos”, disse Francisco Louzada Neto, diretor do CeMEAI.

Louzada, Viana e o diretor de tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Mauricio Guedes, participam da abertura do workshop na segunda-feira (6), com transmissão pelo YouTube do Impa. O primeiro dia de programação também contará com o lançamento oficial do Centro Pi, criado pelo instituto para potencializar e identificar oportunidades de colaborações com o setor empresarial, além de apresentações das empresas participantes.

Para mais informações, acesse o site do Workshop e acompanhe o evento no canal do YouTube do IMPA.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-Unicamp, Ibilce-Unesp, FCT-Unesp, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.