Especialistas debatem relação entre ensino jurídico e a crise social e política do País

Evento promovido pela Faculdade de Direito da USP, “Seminários Temáticos sobre Ensino Jurídico” terão a participação de professores de diversas universidades; transmissão é aberta ao público no Youtube

 17/05/2021 - Publicado há 3 anos
Formação de juristas em contexto de crise social e política é tema do evento – Foto: Burmakin Andrey/123RF

.

Com o objetivo de repensar os rumos do ensino do Direito no Brasil, a partir de problemas da atualidade, a Faculdade de Direito (FD) da USP realizará nos dias 18 e 24 de maio, 22 de junho e 17 de agosto os Seminários Temáticos sobre Ensino Jurídico. Entre os temas que serão debatidos estão a construção do Estado, o papel do Poder Judiciário, regressividade tributária, encarceramento em massa, crimes de colarinho branco e diversidade. O evento é gratuito e aberto ao público com transmissão pelo canal da FD no Youtube, neste link.

A programação faz parte do trabalho de implantação do novo projeto pedagógico da FD e terá a participação de professores de diversas universidades, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os convidados, estão os professores José Reinaldo de Lima Lopes, Eneida Desirée Salgado, Cristiana Fortini, Rodrigo Brandão, Mariângela de Magalhães, Pierpaolo Botini e Conrado Hubner Mendes.

A ideia dos debates é fazer refletir sobre a relação entre os cursos de Direito e a crise social e política que o País vive, para pensar em propostas de como trabalhar para enfrentar esses problemas a partir da formação dos juristas.

Os Seminários Temáticos, organizados pela Comissão de Graduação da FD, sob a coordenação dos professores Maria Paula Dallari Bucci e Rodrigo Pagani de Souza, fazem parte da programação de oito eventos abertos e gratuitos. Em abril, foi realizada a 4ª edição da Semana Pedagógica com a discussão sobre o ensino jurídico em geral, que pode ser vista neste link. Outros eventos estão programados para os meses de junho e agosto. O evento também tem o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Confira a programação abaixo e acompanhe o evento pelo Canal da Faculdade de Direito da USP no Youtube.
.
.

Com informações da Faculdade de Direito da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.