Especialistas da USP orientarão ações do governo de SP na área ambiental

Comitê de Apoio à Gestão Ambiental do Estado de São Paulo será presidido pelo professor e ex-reitor da USP, José Goldemberg

 01/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 03/10/2019 as 12:09

Atualizado dia 3 de outubro de 2019, às 12h10

Professor José Goldemberg presidirá comitê estadual para apoiar ações do governo de São Paulo na gestão ambiental – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O Estado de São Paulo passa a contar com um comitê de apoio à gestão ambiental. A proposta é designar uma assessoria consultiva para definir estratégias na condução da agenda ambiental estadual. O comitê será presidido pelo professor e ex-reitor da USP (1986-1990) José Goldemberg, que já foi secretário do Meio Ambiente de São Paulo entre 2002 e 2006.

Além de Goldemberg, integram o comitê Wanda Günther, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP; Tercio Ambrizzi, do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da USP; Maria Eugênia Gimenez Boscov, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica (Poli) da USP; representantes da ONG SOS Mata Atlântica e da Fundação Getúlio Vargas; totalizando 15 pessoas da sociedade civil e sete representantes do Estado.

O suplente do comitê é o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e conta com a participação dos titulares das pastas de Saúde, José Henrique Germann Ferreira; Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira; Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani; o presidente da Sabesp, Benedito Braga; e a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias.

O anúncio foi feito no último dia 23 de setembro pelo governador de São Paulo, João Doria. “Além de excelentes profissionais do Estado, altamente gabaritados, temos representantes da sociedade civil, especialistas, pessoas do setor que entendem muito, e para presidir, o professor José Goldemberg. O comitê é importante porque vai orientar todas ações do governo na área ambiental, nos ajudar com uma visão crítica para que os projetos sejam os mais adequados e modernos para o setor”, disse o governador.

A participação no comitê não será remunerada. Os conselheiros terão mandato de dois anos e será permitida uma recondução. “Nosso objetivo é fazer do Estado de São Paulo o exemplo de desenvolvimento sustentável do Brasil. Queremos gerar emprego e renda conciliando as questões ambientais. É um privilégio poder debater este tema com pessoas importantes nesta área e promover esta troca de experiências em prol da criação de políticas públicas”, afirmou Penido.

Com informações da Governo do Estado de São Paulo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.