Especialista explica o que são as microfábricas celulares em evento on-line

Palestra on-line do Instituto de Física da USP ocorrerá neste sábado para explicar a interação das células no organismo

 04/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Evento explica microfábricas existentes nas células – Foto: Freepik

.

As células possuem várias máquinas moleculares de tamanhos nanoscópicos. É extremamente complicado interagir de forma controlada com essas moléculas, pois são simultaneamente sistemas quânticos, fora do equilíbrio e com interações complexas não lineares. Neste sábado, uma live mostrará como algumas dessas máquinas nanoscópicas interagem entre si e funcionam como trilhões de microfábricas que compõem os organismos.

A palestra on-line A fantástica fábrica celular e como programá-la para produzir remédios ocorrerá neste sábado, dia 8 de maio, às 10h30. Será ministrada por Marcelo Victor Pires de Sousa, do Bright Photomedicine. É possível acompanhar ao vivo pelo Zoom, neste link, ou pelo Youtube, no canal do Instituto de Física (IF) da USP.

Marcelo Victor Pires de Sousa – Imagem: CBFM

O evento faz parte do ciclo 2021 do Física para Todos, projeto de extensão e divulgação científica do IF.

A live será baseada em um grupo de pesquisas que usa tecnologia para induzir controladamente processos intracelulares que levam a resultados benéficos para o organismo, como bloqueio da dor, redução de inflamação, regeneração de tecidos e neuromodulação.

Marcelo Victor Pires de Sousa, palestrante dessa edição, é Ph.D. em Física Aplicada à Neurociência pelo Instituto de Física da USP e pela Harvard Medical School, autor de mais de 30 artigos, livros e patentes. Tem experiência na área de Biofísica, atuando principalmente em fotomedicina, interação laser-tecido biológico, laser de baixa intensidade, biomedical optics e fotoneuromodulação. É o criador da Bright Photomedicine.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.