ESPECIAL TV CULTURA

Do primeiro computador brasileiro à descoberta de uma substância para produção de remédios contra a pressão alta. Desde que a USP foi fundada em 25 de janeiro de 1934, são incontáveis as contribuições da Universidade para o desenvolvimento da sociedade brasileira. 

Para comemorar os 90 anos da USP, a TV Cultura produziu a série A USP faz o Brasil melhor. São 30 vídeos que destacam não só as pesquisas científicas realizadas nas últimas décadas pela Universidade como também professores que impactaram o pensamento crítico no País.

Carlos Augusto Calil, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, fala sobre a importância do escritor, crítico e professor de cinema da USP, Paulo Emilio Salles.

A produção científica a respeito do canabidiol é comentada por Francisco Silveira Guimarães, professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Maria Immacolata Vassalo de Lopes, professora da ECA-USP, sobre a importância das pesquisas desenvolvidas na instituição sobre a telenovela brasileira.

Edith Ranzini, professora da Escola Politécnica da USP sobre o projeto da instituição que criou o primeiro computador brasileiro, o “Patinho Feio”, em 1972.

A USP terá a primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável, a partir de etanol, do mundo e Patricia Alves entrevistou o professor Julio Romano Meneghini, da Escola Politécnica da USP, sobre a importância do projeto.

A importância da instituição para a defesa da democracia na história recente do Brasil comentada pelo diretor da Faculdade de Direito da USP,  Celso Campilongo.

O instituto de astronomia e geofísica da USP (IAG) identificou algumas das estrelas mais antigas da via láctea, com idade de 12,5 bilhões de anos. A Professora Beatriz Barbuy fala sobre as pesquisas desenvolvidas na instituição.

Professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP), Carlos Augusto Monteiro, é entrevistado sobre o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde.

Maria Arminda do Nascimento Arruda, comenta a importância do Florestan Fernandes, fundador da “Escola Paulista de Sociologia”.

Fernando Cunha, professor de imunofarmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, fala sobre a pesquisa da universidade que levou à descoberta da bradicinina para produção de remédios contra a pressão alta.

Kate Blanco, professora do Instituto de Física de São Carlos, sobre o equipamento desenvolvido pela universidade para descontaminação de partículas em ambientes fechados.

Luis Eduardo Aranha Camargo, professor titular de fitopatologia da USP, comenta sobre a importância do projeto que sequenciou o genoma da bactéria responsável pela “praga do amarelinho”.

Em abril de 1968 o primeiro transplante de coração da América Latina foi feito no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O professor emérito, Sérgio Almeida de Oliveira, fala sobre a importância desta cirurgia para a história da cardiologia brasileira.

O professor Eduardo Tannuri fala sobre uma parceria entre o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (PNV), da Poli, e a Petrobras contribuiu para o sucesso da exploração em mares fluminenses e paulistas com a criação do tanque de provas numérico (TPN), em 2002.

O professor José Antônio Visintin comenta sobre o projeto da universidade que criou o bezerro Marcolino, primeiro animal brasileiro clonado a partir de células adultas.

Conversa entre os professores Guilherme Wisnik e Raquel Rolnik esclarece a importância da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) para os projetos arquitetônicos do Estado de São Paulo e do Brasil.

O projeto que permitiu a transmissão da primeira produção em formato HD 3D na televisão brasileira é revisitado por Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP.

Lygia da veiga pereira, professora do Instituto de Biociências da USP e geneticista, fala sobre a importância das pesquisas desenvolvidas com células tronco embrionárias para o mapeamento genético da população brasileira.

Caetano Mazzoni Ranieri, pós-doutorando em ciências da computação do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação de São Carlos, comenta sobre a importância do software que criou para detecção e prevenção de enchentes em rios urbanos.

Projeto que desenvolvido em plena pandemia, uma máscara capaz de inativar 99% do vírus da covid, é comentado pelo seu criador Koiti Araki, professor do Instituto de Química da USP.

O professor Colombo Celso Gaeta Tassinari fala sobre um projeto revolucionário desenvolvido no Instituto de Geociências da USP que visa capturar CO2 da atmosfera e armazenar em rochas.

Antonio Candido é uma das principais referências do país na área da cultura e do pensamento sociológico e literário brasileiro e a professora Wlanice Nogueira Galvão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas conversa sobre a importância do intelectual para a história do Brasil.

Apresentação do projeto desenvolvido pelo Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco para a criação do teste de covid no Brasil. A professora do Instituto de Biociências (IB) Maria Rita dos Santos e Passos Bueno, é entrevistada sobre a importância do trabalho para combater a doença durante a pandemia.

Antônio Tedesco, professor do centro de nanotecnologia da Faculdade de Ciências da USP, fala sobre o projeto inovador no uso da nanotecnologia para o tratamento de alguns tipos de câncer e até para a regeneração de tecidos e órgãos. 

Augusto Damineli, professor de astronomia da USP, sobre a importância do projeto que descobriu a estrutura da estrela Eta Carinae e as possíveis razões da perda de seu brilho, a cada cinco anos e meio.

Conversa com os professores Marcelo Zuffo e Raul Gonzalez Lima sobre o projeto, da Escola Politécnica da USP, que desenvolveu respiradores de baixo custo distribuídos para mais de 150 unidades de saúde em todo o Brasil, durante a pandemia da Covid-19.

O Projeto Nióbio, programa de tecnologia industrial para aumentar o valor de produtos originados de um minério abundante no país, comemora 45 anos de seu marco inicial na Escola de Engenharia de Lorena. A professora Rosa Ana Conte conversa sobre a importância do projeto.

O professor Yuri Tavares Rocha do Departamento de Geografia da USP fala sobre a importância do geógrafo Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro que ajudou a criar as bases da climatologia no Brasil.

Projeto que identificou que a capivara tem papel central na disseminação de febre maculosa para o ser humano é comentado pelo Professor Marcelo Bahia Labruna.

Matéria aborda a parceria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP com a indústria farmacêutica que deu origem ao produto Vonau Flash®, utilizado para prevenir e tratar náuseas e vômitos, é considerada uma das patentes mais rentáveis da Universidade.