Escritório de carreiras da USP pretende investir em diversidade para 2021

Em relação às perspectivas para o próximo ano, Tania Casado aponta um projeto novo com foco na neurodiversidade, que consiste em ações para pais, professores e alunos portadores de características especiais

 16/12/2020 - Publicado há 3 anos

 

O Escritório de Desenvolvimento de Carreira (ECar) da USP surgiu em 2015 com o objetivo de trazer o empreendedorismo para dentro da Universidade e atender às demandas dos alunos da graduação. O escritório é todo fundamentado na parceria com ex-alunos voluntários, interligados com profissionais do mercado.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, a professora Tania Casado, da FEA, diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECar) da USP, explica o funcionamento do mesmo, revela o seu balanço de 2020 e as perspectivas do ECar para 2021. 

De modo geral, o escritório divide as suas atividades em dois segmentos: ações individuais e coletivas. No caso das individuais, elas são constituídas pelos ex-alunos voluntários, que fornecem orientação gratuita por cerca de oito sessões para resolver todas as dúvidas que o aluno tiver. Nas ações coletivas, o carro-chefe são as oficinas de desenvolvimento de carreira, que antes da pandemia eram presenciais e duravam de seis a oito horas. Os voluntários falam sobre mercado e ajudam os alunos a planejar o próximo passo de sua carreira.

Em 2020, o ECar precisou se adaptar com oficinas on-line. “O número de horas é um pouco menor. Embora às vezes a gente faça uma, duas sessões, para compor as seis horas.” Também existem as palestras em formato de lives (todas estão disponíveis no canal do YouTube) focadas em direcionar determinados públicos internos da Universidade, bem como “palestras abertas a toda a comunidade USP, inclusive à comunidade externa”. 

O escritório conta com oito monitores pub, três estagiárias, 50 voluntários e 27 parceiros. Mesmo com uma equipe pequena, o ECar conseguiu expandir a sua ação em 2020, tendo emitido cerca de 10 mil certificados, em oposição aos mil entregues no ano anterior.

Em relação às perspectivas para o próximo ano, a professora aponta um projeto novo com foco na neurodiversidade, que consiste em ações para pais, professores e alunos portadores de características especiais. Demandas de outros segmentos da Universidade, como a pós-graduação, também serão trabalhadas em 2021, usando ferramentas digitais como o LinkedIn: “Vamos reforçar nossa identidade para o público externo, mostrando que, além de cientistas, também somos empreendedores”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.