Escola de Verão em Ciência Política na USP é uma das maiores do mundo

Parceria com a Associação Internacional de Ciência Política chega em sua 11ª edição com aumento de alunos estrangeiros

 21/01/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 28/01/2020 as 17:52
Logo da Rádio USP

A Escola de Verão da IPSA-USP em Conceitos, Métodos e Técnicas em Ciência Política, Políticas Públicas e Relações Internacionais (em inglês, IPSA-USP Summer School in Concepts, Methods and Techniques in Political Science, Public Policy and International Relations) chega à 11ª edição neste ano e segue com cursos e eventos até o dia 31 de janeiro.

A IPSA é a Associação Internacional de Ciência Política (International Political Science Association) e oferece, no mês de janeiro, em conjunto com o Departamento de Ciência Política da FFLCH, a Escola de Verão. Com cursos intensivos e aplicados, o objetivo é ajudar os alunos a aprenderem habilidades e conhecimentos necessários para serem aprovados em exames, criação de dissertações e projetos de pesquisa.

“Essa escola surge, numa iniciativa da IPSA em treinar pesquisadores na área de ciência política e afins, para ensinar métodos. Eles perceberam que havia uma diferença entre o que esses profissionais faziam na Europa e nos EUA e o que era feito em outros lugares do mundo” explica Glauco Peres, integrante do Comitê Organizador local da IPSA-USP Summer School e professor do Departamento de Ciência Política da FFLCH, em entrevista ao vivo para o Jornal da USP no Ar.

A edição brasileira é considerada a maior escola de métodos patrocinada pela IPSA fora do eixo EUA e Europa. Também há iniciativas da IPSA, por exemplo, no México, Turquia e Cingapura. Os alunos da escola no Brasil também vêm de outros países. Peres diz que eles são de cerca de 19 nações, entre elas Suécia, China, Japão, Cuba, Canadá e EUA. “Isso é bastante diverso e um momento de interação de pessoas de outro curso que funciona muito bem.”

As inscrições da edição 2020 ocorreram em maio de 2019 e passaram por avaliação para validação e aceitação dos inscritos. Contudo, há programações da escola que ainda são abertas a toda comunidade nos próximos dias com palestras. Para saber mais acesse o site summerschool.fflch.usp.br e acompanhe as redes sociais da escola no Facebook e Instagram

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.