Escola de diplomacia científica inscreve estudantes de pós-graduação

Programação será transmitida on-line e inclui estudos teóricos e de caso sobre inovação e diplomacia científica; inscrições estão abertas até 31 de maio

20/05/2021 - Publicado há 3 anos

.

A Escola Avançada de Diplomacia Científica e da Inovação (InnSciD SP), ligada ao Instituto de Relações Internacionais e ao Instituto de Estudos Avançados, ambos da USP, realizará de 4 a 13 de agosto a edição de 2021 de seu curso anual. Gratuito e com transmissão on-line, reúne representantes do setor privado, governos, universidades e organizações internacionais, que apresentarão estudos teóricos e de caso sobre inovação e diplomacia científica. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio, neste link.

O público-alvo inclui estudantes de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, além de outros interessados nos temas da escola de qualquer nacionalidade e área de conhecimento. A programação, divida em duas partes, terá o Workshop Regional de Diplomacia em Ciências da América Latina e Caribe, de 4 a 6 de agosto, e o Workshop InnSciD SP + TWAS Inovação e Diplomacia Científica, de 9 a 13 de agosto.

Conjunto de ideias e práticas que se encontram na interseção entre inovação e política externa, a diplomacia de inovação é o componente das estratégias que emprega ferramentas diplomáticas e processos para aprimorar as capacidades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), empreendedorismo tecnológico, ecossistemas de inovação, produção e comércio de alta tecnologia, financiamento de risco e capital humano qualificado. Além disso, a diplomacia de inovação visa a promover a cooperação para o benefício comum por meio de medidas bilaterais, regionais, inter-regionais e compromissos multilaterais.

No comitê executivo do InnSciD estão os professores e pesquisadores da USP Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, Pedro Ivo Ferraz da Silva, Janina Onuki, Guilherme Ary Plonski, Moacyr Martucci Júnior, Elizabeth Balbachevsky, Luis Fernando Corrêa da Silva Machado, Alberto Pfeifer e Gabriela Gomes Coelho Ferreira.

Escola Avançada de Diplomacia Científica e da Inovação (InnSciD SP)
4 a 13 de agosto de 2021
Programação: 2021.innscidsp.com/program