Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto tem primeiro doutorado com dupla-titulação

05/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 23/05/2016 as 15:45

No último dia 27 de abril, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP comemorou a primeira defesa de doutorado com dupla-titulação. A pioneira é a aluna Fabiana Ribeiro Santana, orientada da professora Cinira Fortuna. Além de doutoranda do programa de pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública da EERP, Fabiana é professora na Universidade Federal de Goiás.

A pesquisa Promoção de saúde e prevenção de doenças na formação profissional do enfermeiro: pesquisa socioclínica no Brasil e na França, foi na EERP, em português, com apresentação adicional em francês. Na banca estava o professor Gilles Monceau, da Universidade Cergy-Pontoise (UCP), França.

Além dos orientadores, participaram da banca os professores Maria José Clapis, da EERP; Solange L’Abbate, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Patrícia Antoinette Bessaoud, da Universidade de Limoges, França. Além desses, também teve a participação de Remé Gagnayre, da UCP, por videoconferência.

Pesquisa conjunta

Fabiana realizou parte de seus estudos no Laboratório de Mutações e Aprendizagem (EMA), área de Ciências da Educação da Universidade Cergy-Pontoise, sob orientação do professor Monceau. Também participou de disciplinas e cursos na instituição europeia. Para finalizar o doutorado, além de elaborar a tese em português, Fabiana escreveu resumo de 20 páginas na língua francesa.

A dupla titulação consiste na orientação conjunta de professores das duas instituições envolvidas, além de cooperação científica e universitária, por meio de convênio. Em caso de aprovação, cada Universidade emitirá um diploma de doutor ao estudante.

Além de Fabiana, nos próximos meses, mais três alunos da EERP deverão obter dupla-titulação, um com a Universidade Macquarie, Austrália, outro com a Universidade Católica Portuguesa, Portugal, e o terceiro com a Universidade do Minho, Portugal.

Raquel Duarte / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP

Mais informações: (16) 3315.3950, email fabiana.fen@usp.br