Empresa júnior da USP vence desafio nacional com ônibus contra covid-19

O desafio envolvia todas as empresas juniores do Brasil e o projeto vencedor foi um ônibus adaptado para evitar a propagação de doenças

 13/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 18/05/2020 as 10:43
Por
OniPlus, ônibus adaptável para evitar a transmissão de doenças contagiosas – Foto: Divulgação/FauuspJr

.
A  empresa júnior da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FauuspJr) da USP, em parceria com a empresa júnior de engenharia da Universidade Mackenzie (Ejem), ganhou o Desafio Inovação Aberta Covid-19 organizado pela Brasil Júnior, a confederação das empresas juniores do Brasil, ao criar o oniPlus, um ônibus adaptável para evitar a transmissão de doenças contagiosas.

O desafio tinha o propósito de “por meio de uma ideia criativa e inovadora, […] ajudar governos a se prevenir ou mitigar novos casos de covid-19 e os danos causados pela doença”, como consta em seu edital. A proposta se estendeu a todas as empresas juniores federadas. Também, segundo o edital, os critérios considerados no momento de avaliação seriam impacto, escalabilidade, inovação e viabilidade. Além disso, a ideia vencedora assinaria um contrato de até 10 mil reais para executar o projeto. As inscrições ocorreram entre 1º e 5 de abril, e o resultado final foi divulgado no dia 23.

Iara Carneiro , da Fauusp – Foto: Arquivo Pessoal

Iara Carneiro, membro da FauuspJr. e participante do desafio, contou como a equipe chegou à ideia do oniPlus. “A maior pergunta era o que nós iríamos fazer quando a quarentena acabasse, como iríamos garantir que as pessoas se deslocassem de maneira segura. Então consideramos o ônibus, que é o meio de transporte mais usado no Brasil”, explicou. Ainda, no início do desenvolvimento da ideia, ela conta que apareceu a empresa júnior de engenharia do Mackenzie interessada no projeto e as duas juniores começaram a trabalhar juntas. Segundo Iara, a ideia do oniPlus foi desenvolvida em cerca de duas semanas.

Quando a equipe venceu o desafio, o oniPlus teve grande visibilidade, o que atraiu o interesse de algumas empresas. “Estamos caminhando para desenvolver o projeto. Embora ainda seja uma ideia muito inicial, já é um grande avanço, pois antes ainda nem existia nada parecido no Brasil”, comenta Iara.

.

Projeto do oniPlus prevê uma série de cuidados para evitar o contágio no transporte público – Foto: Reprodução/OniPlus

.
Ainda sobre o desenvolvimento do projeto, Iara explica que “a parceria com a empresa júnior do Mackenzie deu muito certo. Logo no comecinho da quarentena, ficamos de segunda a sexta, das 8 às 12h, trabalhamos muito e fizemos muitas ligações para ver aquela ideia virar um produto. Foi cansativo, mas nos apoiamos”. Ela também destacou a dificuldade em conseguir informações claras sobre dados de mobilidade urbana. 

“O trabalho foi muito positivo e acrescentou muito, principalmente por trabalhar com uma empresa júnior de outra área. E o resultado do desafio foi inacreditável. Nós sabíamos do nosso potencial para ganhar, mas não acreditamos na hora. Saber que fomos ouvidos me deixou muito feliz e grata pela oportunidade”, completa.

Os outros estudantes envolvidos no projeto são Heitor Feletti, Isabela Sverner, Laryssa Martins e Rebeca Guglielmo, que participaram pela FauuspJr; Ana Julia de Sousa Secco, Guilherme Buzzo, Leonardo Pimenta e Maria Fernanda Alonso, que atuaram pela Ejem.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail contato.oniplus@gmail.com. Para saber mais sobre o projeto, acesse o link: https://www.behance.net/gallery/95966601/oniPlus


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.