Empreendedores revelam os desafios do desenvolvimento de uma startup

No dia 19 de outubro, bate-papo em São Carlos traz convidados que relatarão suas experiências

 14/10/2016 - Publicado há 8 anos
startup-593341_960_720 (1)
Foto: Divulgação/ICMC

Ser um empreendedor, criar uma startup de sucesso e ganhar muito dinheiro. Esse é o sonho vislumbrado por milhares de jovens que, inspirados por histórias de sucesso, não conhecem os desafios que envolvem a criação de um modelo de negócio repetível e escalável, em um ambiente de extrema incerteza.

Trazer ao público a dimensão real (e algumas vezes sombria) desse cenário é o objetivo do bate-papo Mais suor e menos glamour: os desafios da jornada das startups, que será realizado na próxima quarta-feira, 19 de outubro, às 19h30, no campus da USP em São Carlos.

A atividade faz parte das comemorações dos 45 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e será no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não é preciso inscrição prévia.

Entre os participantes do bate-papo estão cinco empreendedores que fundaram startups de destaque no mercado e, antes disso, passaram por algumas experiências malsucedidas ao longo da jornada.

daniloUm deles é Danilo Oliveira, sócio-fundador do SigaLei, solução para busca e acompanhamento da tramitação dos projetos de lei no Congresso Nacional e nas Assembleias Estaduais. O SigaLei utiliza mineração de dados e técnicas de aprendizado de máquina para realizar análises descritivas e preditivas dos cenários políticos. Engenheiro da Computação formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2012, é especialista em ficar em silêncio nos debates políticos travados nas redes sociais. Danilo acredita que o verdadeiro amadurecimento político do brasileiro passa pelo debate saudável e democrático entre as diferentes partes.

filipeFilipe Grillo, outro convidado, é bacharel e mestre em Ciências da Computação pelo ICMC com especialização em sistemas Web e multimídia interativos. Teve um projeto reconhecido no Prêmio Nacional de Acessibilidade em 2013, organizado pela W3C Brasil e NIC.br. Em sua carreira, já atuou como analista de sistemas e como gerente de projetos de tecnologia no ramo de mobile payment em São Paulo durante dois anos. É sócio da RunWeb desenvolvimento de sistemas, onde foi diretor de tecnologia durante cinco anos. Na startup Arquivei, é cofundador e CIO, onde é responsável, no time de engenharia, pelas equipes de qualidade de software e de operações.

marcioMarcio Galli, por sua vez, é ex-aluno do ICMC e especialista em tecnologias Web, trabalhando com tecnologias para comunicação há mais de duas décadas. Mudou-se para o Vale do Silício em 2000, quando trabalhou como evangelista de tecnologia e em projetos de inovação para empresas como Netscape, Yahoo! e, ao voltar ao Brasil, na Mozilla. Hoje é empreendedor e, atualmente, trabalha para a SlideQuest, uma startup que oferece um canal de comunicação e de cocriação de conteúdo, permitindo a distribuição de apresentações animadas para WebTVs, dispositivos móveis e desktops, além da geração automática de videotrailers.

libardiJá Rafael Libardi, que também estará presente, é especialista em segurança digital com projetos nos setores de privacidade de dados e segurança da informação. É formado em Sistemas de Informação e possui mestrado em Armazenamento Seguro de Dados na Nuvem pelo ICMC. Seu objetivo de vida é aprimorar a privacidade e a segurança da internet. É membro global da Internet Defense League, Internet Society, IEEE e ACM. É fundador e CEO da Ukkobox, que foi nomeada uma das seis FinTech Startups a se observar pela Visa em 2015; acelerada pela Cyber London; e em 2016 foi premiada pela SC Magazine como melhor startup de cibersegurança da Europa.

rafaelPor último, o convidado Rafael Meireles falará sobre sua experiência como gestor de projetos na Bridge, primeira aceleradora de startups da cidade de São Carlos, e responsável pela Builder, braço da Bridge que tem como foco receber projetos de investidores que buscam diminuir o risco de investimento através de uma equipe preparada para criar e testar modelos de negócio e levar ao mercado empresas com alta capacidade de retorno. É bacharel em Design Gráfico formado pelo Centro Universitário Senac em São Paulo, com cursos em Estratégia Empresarial e Gestão de Marketing (Ibmec-SP) e MBA em Gestão Estratégica (USP – Ribeirão Preto).

Mais informações: (16) 3373-9666, emai comunica@icmc.usp.br, Facebook

Da Assessoria de Comunicação do ICMC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.