Em Ribeirão Preto, Supera Parque seleciona empresas para programa de incubação

O Supera Parque é um dos principais polos de inovação do País; edital fica aberto até o dia 5 de agosto

Programa de incubação viabiliza projetos e negócios de inovação de novos empreendedores- Foto: Freepik CC

.
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, uma parceria do governo do Estado de São Paulo com a USP e a Prefeitura Municipal da cidade, está com inscrições abertas para empresas de base tecnológica que queiram participar do seu programa de incubação, realizado pela Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. Podem participar desde empreendedores com ideias ainda no papel até jovens empresas já estabelecidas. O edital de seleção está disponível no site do Supera e fica aberto até o dia 5 de agosto.

A Supera Incubadora é uma das 20 melhores do mundo, segundo o UBI Global (WorldRankings2019/2020), e oferece apoio para que empreendedores viabilizem seus projetos e negócios de inovação. “A Incubadora oferece apoio técnico especializado, disponibilizando infraestrutura, assessoria, capacitação e networking. Essa é a oportunidade para que novos negócios tenham todo o suporte que possibilite seu crescimento”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Incubadora.

O Supera Parque tem como objetivo o fomento a negócios inovadores de alto valor agregado com vocação nas áreas de saúde, biotecnologia, tecnologia da informação e agronegócio. Empresas de outros segmentos também podem participar do habitat de inovação, desde que sejam negócios de base tecnológica.

Seleção de projetos

Foto: Supera Parque via Flickr

O processo de seleção de projetos para a Supera Incubadora de Empresas é composto de etapas. Primeiro, é preciso passar pelo treinamento Empreende na Supera, em que são compartilhados conceitos e ferramentas de empreendedorismo e gestão da inovação. A comprovação de participação em cursos equivalentes também é aceita. Depois, os empreendedores devem inscrever seu projeto na plataforma Gust. Os classificados na primeira etapa passarão por entrevistas, com caráter eliminatório.

Na etapa seguinte, os candidatos participam de um novo treinamento, o Supera Experience, seguido de acompanhamento semanal e mentoria, por aproximadamente três meses, entrega da proposta final para a incubadora e a apresentação dos projetos para banca no Demo Day. Os aprovados serão incubados e receberão o apoio do Supera para o desenvolvimento do negócio, por pelo menos 24 meses.

Qualificação empreendedora

Um dos requisitos para participar da seleção da Supera Incubadora de Empresas é a qualificação empreendedora do candidato. Para isso, uma opção é a participação no curso Empreende na Supera, que acontecerá de forma on-line, entre os dias 27 de julho e 31 de julho.

O curso é aberto ao público em geral e tem taxa de inscrição no valor de R$ 360,00 por participante. “A participação no curso é recomendada aos interessados em submeter as propostas preliminares no processo seletivo da incubadora. Contudo, não se trata de uma etapa obrigatória a todos. Pelo menos um membro das equipes dos projetos pleiteantes deverá apresentar certificado de participação no curso ou certificação equivalente, de acordo com o edital”, explica Rodrigues. Informações sobre o curso no site.

Por: Assessoria de Comunicação do Supera Parque

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.