Em Ribeirão Preto, ação informa jovens sobre prevenção contra câncer

Carreta com atividades lúdicas instiga alunos a investigar doenças e eliminar células cancerígenas; escolas podem agendar visita

03/09/2018 - Publicado há 6 anos
Carreta Missão Gênese – Foto: Divulgação / Missão Gênese / Hospital de Amor

De 24 a 27 de setembro, o campus da USP em Ribeirão Preto recebe a unidade móvel do Hospital de Amor (como é chamado hoje o Hospital do Câncer de Barretos). Voltada para a educação, a “carreta educativa” conhecida como Missão Gênese tem o objetivo de conscientizar alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental sobre a prevenção e o autocuidado contra o câncer.

A carreta conta com grande suporte tecnológico. Nela, os estudantes podem investigar doenças e eliminar células cancerígenas por meio de jogos e atividades lúdicas presentes na instalação. São formados grupos com seis alunos, que possuem cerca de uma hora para resolver a missão: diminuir o risco de se desenvolver câncer com escolhas inteligentes e hábitos saudáveis.

Ao final, os participantes viram “guardiões” do projeto, com a responsabilidade de passar adiante o que aprenderam. Assista ao vídeo de divulgação do projeto.

A Missão Gênese começou no ano passado. A atuação é concentrada em Barretos e cidades vizinhas, mas a ideia do projeto é traçar rotas por todo o Brasil. A visita a Ribeirão Preto em setembro deve-se a uma parceria firmada com a Olimpíada Regional de Química, que neste ano aborda o tema da prevenção e combate ao câncerA olimpíada é organizada pelo Centro de Ensino Integrado de Química da USP (CEIQ), grupo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP que atua prestando serviços em educação para a comunidade da região.

Carreta Missão Gênese – Foto: Divulgação / Missão Gênese / Hospital de Amor

Escolas interessadas em participar da Missão Gênese podem se inscrever no site do CEIQ. As instruções podem ser acessadas neste link

O professor de cada escola deverá selecionar 18 alunos. No dia e hora selecionados os estudantes serão divididos em três equipes com seis integrantes cada.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ceiqusp@gmail.com ou pelos telefones (16) 3315-3856 / 4387.