Foto: Reprodução/PRCEU USP

Feira de Profissões da USP apresenta cursos e carreiras até domingo

É possível assistir às lives, bate-papos, vídeos e conteúdos culturais disponíveis na internet sobre os 142 cursos de graduação da Universidade; veja aqui como explorar o conteúdo on-line

01/09/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 08/09/2021 as 12:23

Redação

Todos os anos, a USP oferece mais de 140 opções de cursos de graduação gratuitos para quem busca uma profissão de nível superior. E para apresentar as carreiras disponíveis, a Universidade organiza um evento on-line, a Feira USP e as Profissões, que acontece até domingo, dia 5 de setembro, e também vai mostrar como funcionam os processos de seleção via vestibular (Fuvest) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programas de auxílio aos estudantes com dificuldades financeiras, além de museus e centros culturais mantidos pela USP nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e Santos.

Pela internet, o público terá contato direto com professores, pesquisadores e universitários de diferentes cursos e unidades de pesquisa, museus e institutos da USP para tirar suas dúvidas. Serão lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, sempre oferecendo ao público informações e atividades.

A participação é totalmente gratuita e não necessita inscrições. Basta acessar o site uspprofissoes.usp.br.

Confira a seguir como funciona a feira virtual e aproveite:

Página inicial do USP e as Profissões

Você pode consultar a lista de cursos da USP no menu, item 1, e mexer na barra de rolagem lateral para descer e ver todos os nomes. Ao clicar no nome, é possível ter uma descrição do curso, informações sobre infraestrutura, duração, número de vagas, além de imagens e um vídeo com depoimentos de professores e alunos. Fique atento: caso se interesse pelo curso, no início da página está a programação disponível para assistir durante o evento e obter mais informações.

No item 2 do menu há seis tópicos que apresentam a Universidade de São Paulo: seus campi (cidades onde há cursos), unidades de ensino (que muitas vezes abrigam mais de um curso), os centros de cultura e extensão, além dos institutos especializados e museus que fazem parte da USP. A área Giro Cultural apresenta o programa que leva estudantes do ensino médio para conhecer presencialmente os cursos da USP (iniciativa indisponível temporariamente).

O item 3 traz informações sobre orientação profissional, ingresso no vestibular (cursinhos preparatórios, como fazer o exame da Fuvest e do Enem) e assistência e permanência estudantil (bolsas e outras formas de auxílio para o estudante se manter na Universidade). Clique no item para ver dia e horário das palestras explicativas e confira informações ao final da página.

Página inicial do USP e as Profissões

O item 4 apresenta a programação por área do conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas) e dividida por curso. É possível ter uma visão geral por área e programar as palestras, lives e bate-papos que se deseja participar.

Os itens 5, 6 e 7 dão acesso a estandes virtuais por área e curso. Basta clicar no item de interesse para ver a área específica de cada curso. Os estandes são como páginas virtuais com recursos de acesso a informações.

Temas em destaque estão no item 8, com textos informativos e links para saber mais, e, por último, o item 9 leva para lives específicas dos programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Página do curso

Cada curso tem uma página personalizada com informações e a programação do evento. Caso as lives já tenham acontecido, basta entrar no link do Canal do Youtube indicado e ver os vídeos. No exemplo, a página do curso de Esporte, no campus de São Paulo, tem o link de acesso para suas transmissões no YouTube e a materiais explicativos da graduação.

Abaixo, há a relação de eventos que estão na programação do curso, com dia, horário, tipo de atividade, título e relação de participantes.

Um vídeo explicativo, aqui no exemplo com o diretor do curso, apresenta a carreira aos visitantes. Nesse caso, há um link para os interessados enviarem suas dúvidas.

Segue uma descrição do curso e informações sobre onde estudar, o número de vagas e duração da graduação.

Os conteúdos de cada curso podem variar, mas todos apresentam informações importantes para quem quer conhecer melhor a carreira.

Confira mais informações sobre a Feira USP e as Profissões no site uspprofissoes.usp.br e nas redes sociais Facebook | Instagram

.

Com informações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária