Plataforma recebe doações pela internet para desenvolvimento de pesquisas e tratamentos relacionados à covid-19 - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

É possível adotar um pesquisador? HC busca apoio para estudos sobre covid-19

Adote um pesquisador recebe doações para investigar os impactos da infecção em pacientes que sofrem com sintomas agudos, mesmo após recuperação

29/10/2021 - Publicado há 2 anos

O Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo está fazendo uma campanha de captação de recursos para desenvolver pesquisas e tratamentos relacionados à covid-19. Maior complexo hospitalar da América Latina, o hospital é ligado à Faculdade de Medicina (FM) da USP.

A missão Adote um Pesquisador busca compreender os efeitos desconhecidos da covid-19 em diferentes partes do organismo humano. Os estudos englobam temas como o impacto do coronavírus no sistema cardiovascular, neurológico e urinário, além de avaliar as consequências da infecção por SARS-CoV-2 no sêmen e em índices glicêmicos. De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças da Coreia (KDCA), nove em cada dez pacientes da covid-19 relataram efeitos colaterais após a recuperação.

Com as doações, o HC pretende padronizar novas técnicas e métodos de diagnóstico que possam ser implantados em seus atendimentos. Os estudos também visam formar pesquisadores na chamada pesquisa básica, fundamental para ampliar a base do conhecimento científico.

Para desenvolver os estudos, o custo mensal de cada pesquisador é de R$ 5 mil. No total, quatro bolsistas serão contemplados por um período de 12 meses e um bolsista será beneficiado por 10 meses. Mais de 50 projetos estão previstos para serem apoiados com pelo menos um pesquisador, no período de um ano. Conheça alguns deles abaixo.

• Investigação de Anticorpos Neutralizantes para Infecção por Sars-Cov2 -MI
  • Fragilidade e Síndrome Pós-Covid- Um Alerta para Pacientes após Infecção por Sars-Cov2- Geriatria
  • Diagnóstico da Infecção pelo Sars-Cov2, em diferentes materiais biológicos, em pessoas infectadas por esse vírus – MI
  • Avaliação da Eficácia da Vacina e da Circulação de Variantes de Sars-Cov2 – MI
  • Análise Exploratória da Resposta Imune induzida pela Formulação Vacinal Coronavac – MI
  • Impacto da Covid-19 na Residência de Cirurgia Vascular do HCFMUSP – Vascular
  • Transmissão passiva da mãe para o filho de anticorpos anti-Sars-Cov-2 induzidos pela  “CoronaVac” e outros imunizantes desenvolvidos ou usados predominantemente no Brasil
  • Estudos prospectivos nas crianças escolares e nos adolescentes com a covid-19 tratados no HCFMUSP
  • Alterações cognitivas e cerebrais associadas à intervenção farmacológica com canabidiol em pacientes com prejuízos cognitivos após a fase aguda da covid-19 : ensaio clínico duplo-cego, randomizado, controlado por placebo
  • Reabilitação de pacientes pós-covid-19: Experiência da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e do Instituto de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP
  • Caracterização dos Achados Neuropsiquiátricos, Neuropsicológicos, Radiológicos e Biológicos da Infecção do covid-19 no Sistema Nervoso Central: um Estudo de Coorte

Link para doações: https://viralcure.org/c/hc

#HCcomVida

Com foco na sociedade civil, o HC criou o portal Viralcure para arrecadações destinadas às necessidades emergenciais da instituição no combate à covid-19. A iniciativa repassa 100% das doações para a Fundação Faculdade de Medicina (FFM).

A FFM é uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida por seu caráter filantrópico. Criada em 1986 por alunos da Faculdade de Medicina da USP, a fundação atua na promoção do ensino, pesquisa e assistência em saúde.

O Nubank foi a primeira empresa a contribuir com a missão Adote um Pesquisador. Até o momento desta publicação, a campanha havia arrecadado pouco mais de R$255 mil em doações. A meta é receber R$900 mil até o dia 20 de dezembro.

Mais de R$ 30 milhões já foram arrecadados para o Hospital das Clínicas durante a pandemia do coronavírus. A FFM estima que mais de 6.600 vidas tenham sido salvas por meio das doações.

Saiba mais em: https://viralcure.org/c/hc

Acompanhe o HC nas redes sociais: