E-books mostram como extensão universitária fortalece atuação popular e economia solidária

Experiências da USP, UFSCar e Uniara são descritas em três volumes, no Portal de Livros Abertos da USP; publicação apresenta oficinas integradas e estratégias de capacitação

 Publicado: 06/10/2021
Projeto Rondon 2016 – Oficina Observatório de Política Públicas com a comunidade de Riachuelo – Foto: Reprodução/Livro “Caminhos da região central paulista”

.
Três universidades apresentaram suas experiências de extensão universitária na publicação Caminhos da região central paulista: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. As ações e propostas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de Araraquara (Uniara) estão descritas em três volumes; todos disponíveis no Portal de Livros Abertos.

A obra aborda as possibilidades de engajamento de estudantes universitários em ações voltadas para a cidadania e sustentabilidade, em um contexto de ensino e aprendizagem. Baseado na estrutura didática do Projeto Rondon – iniciativa do governo federal para envolver universitários no processo de desenvolvimento econômico e social das regiões norte e nordeste do país – a obra foi organizada pelos professores Simone Helena Tanoue Vizioli e Marcel Fantin, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos. O trabalho contou com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

Os textos apresentam oficinas integradas, que buscam oferecer benefícios permanentes para municípios de pequeno porte e com baixo índice de desenvolvimento humano. O objetivo é alcançar a melhoria do bem estar social e o fortalecimento de políticas públicas de acordo com as necessidades específicas das comunidades envolvidas.

.

.
Volume 1 – Tecnologia, Cultura e Empreendedorismo
O primeiro volume tem como enfoque cursos de difusão e uso de tecnologias digitais voltados para as questões urbanas, arquitetura, patrimônio cultural e geoprocessamento. Também propõe oficinas de curta duração, com atividades que procuram fortalecer a economia local por meio do aprendizado de confecção, apresentação e estratégias de comercialização de produtos. Clique aqui para baixar
.
Volume 2 – Meio Ambiente e Agricultura Urbana
O segundo volume aborda atividades formativas focadas na implementação de tecnologias sociais e na melhoria da qualidade de vida da população. As oficinas propostas buscam associar o verde e as tecnologias sociais ao cotidiano da população, além de valorizar o papel da universidade na difusão dos conhecimentos associados às necessidades cotidianas da sociedade. Clique aqui para baixar
.
Volume 3 – Educação e Saúde
O terceiro volume orienta de forma prática a aplicação de oficinas voltadas para educação e saúde, com o principal intuito de levar o conhecimento gerado nas universidades da região para a população carente. Com isso, busca capacitar agentes multiplicadores que possam compartilhar os aprendizados em seus círculos familiares e comunitários. Traz ainda informações científicas diante do contexto da pandemia. Clique aqui para baixar


.

Livros Abertos

O Portal de Livros Abertos da USP é uma plataforma on-line ​​que disponibiliza livros acadêmicos e científicos gratuitamente. As obras estão divididas em mais de 70 categorias diferentes, e podem ser lidas diretamente pelo site ou por meio de download. O acesso é aberto em qualquer tipo de dispositivo. Acesse o catálogo clicando aqui.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.