.
O livro História da Agricultura – Cinco Séculos de Agricultura no Brasil, do professor Adilson Dias Paschoal (1941-2023), um dos precursores da agroecologia no Brasil e um dos nomes mais importantes das pesquisas relacionadas à agricultura orgânica no País, retrata os caminhos da produção agrícola brasileira por meio dos desafios e oportunidades, atravessando os diferentes regimes políticos e ciclos econômicos, e como cada um deles impactou o agro, e como o agro transformou a própria história do País. Lançado pela Editora Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), o livro já está disponível em formato e-book para download gratuito neste link.
Na obra, o autor (in memoriam) – que formou-se pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, onde lecionou por mais de 40 anos no curso de Engenharia Agronômica, com Ph.D. em Zoologia pela Ohio State University, nos Estados Unidos – trata dos primórdios do desenvolvimento agrícola pela humanidade, passando pelas técnicas de plantio e domesticação de plantas desenvolvidas por povos como astecas e maias. Aborda também a agricultura dos povos indígenas que viviam no território brasileiro, bem antes de os portugueses aportarem por aqui.
O livro apresenta os processos de desenvolvimento agrícola e pecuário no País vividos em diferentes regimes de governo e ciclos, todos sob o ponto de vista produtivo, econômico e da pesquisa científica. No Brasil, a história da agricultura teve seu início em 1516 com a implantação do primeiro engenho de cana-de-açúcar no País. Com o passar do tempo, a agricultura se desenvolveu sempre como o grande motor econômico do Brasil, sendo responsável por transformações sociais, períodos de prosperidade e crise e até ampliação das próprias fronteiras, conforme avançavam principalmente as demandas internacionais por determinados produtos agrícolas.
.
O livro retrata ainda a criação de algumas das principais instituições de pesquisa e ensino de Ciências Agrárias no Brasil, como a própria Esalq, Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Destaca, também, a recente expansão da agropecuária no Centro-Oeste e no Norte-Nordeste, além de debater temas atuais como sustentabilidade e modelos de produção ecológica e orgânica.
Para fazer o download gratuito do e-book, basta acessar o site da Editora Fealq, clicando aqui.