E-book gratuito explica psicopatologias a partir de obras de arte

Obra escrita a partir de estudos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP reúne textos da área de psicologia e proporciona uma intersecção entre ciência e arte

 26/10/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 28/10/2022 as 19:32
Por
Arte sobre foto / Wikimedia Commons

.
Lançado recentemente no Portal de Livros Abertos da USP, o livro
Psicopatologias retratadas em obras de arte: bases neurobiológicas, psicofarmacologia e abordagens não farmacológicas das principais psicopatologias traz um conjunto de estudos realizados na disciplina de Psicofarmacologia do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). O objetivo da obra é tratar dos transtornos mentais a partir de obras de arte, considerando uma abordagem mais interessante e didática para aprender sobre o tema. Para conferir o material disponibilizado gratuitamente no formato de e-book clique neste link.

A obra foi organizada pelo professor Fernando Eduardo Padovan Neto, do Laboratório de Neuropsicofarmacologia das Doenças Neurodegenerativas, e a doutoranda em Psicobiologia Paula V. Sozza Silva Gulá, do Laboratório de Nutrição e Comportamento, ambos da FFCLRP, e pelo professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Rafael Naime Ruggiero. 

Os autores “apresentam conceitos básicos da área de psicofarmacologia, focando no conteúdo referente às bases neurobiológicas das principais psicopatologias citadas no Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-5)”. Para tornar os estudos mais didáticos e ilustrativos, o livro proporciona uma intersecção entre ciência e arte, “mais especificamente, entre as áreas de Psicofarmacologia, Neurobiologia, Semiótica e Estética”.

São nove pinturas elaboradas por grandes nomes da história da arte, como Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Edvard Munch, Franz Karl Bühler, Richard Dadd, Joan Rodriguez, Henri De Toulouse-Lautrec, organizadas em cinco sessões separadas pelas psicopatologias correspondentes. Além das obras, o livro inclui também uma breve apresentação de cada artista e da “percepção subjetiva de cada obra relacionada com o transtorno em questão e com seus principais mecanismos neurobiológicos, intervenções farmacológicas e não farmacológicas”. 

O e-book completo está disponível gratuitamente em formato PDF neste link.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.