Dilemas éticos na prática de pesquisa é tema de curso gratuito da USP

Objetivo de curso a distância promovido pelo Instituto de Biociências da USP é oferecer formação centrada na pesquisa em ciências biológicas; inscrições podem ser realizadas do dia 1 a 15 de setembro

26/08/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Freepik

.
Pensar sobre os dilemas éticos envolvidos na prática de pesquisa é um dos objetivos do curso Bioética para Pesquisa em Ciências da Vida, curso gratuito e a distância promovido pelo Instituto de Biociências (IB) da USP que terá inscrições abertas de 1 a 15 de setembro. Podem participar universitários, profissionais e pesquisadores de Ciências Biológicas e de áreas correlatas como, por exemplo, Biologia, Bioquímica, Medicina e Nutrição. Basta acessar o Sistema Apolo neste link e selecionar o Instituto de Biociências para chegar ao curso. As 100 vagas disponibilizadas serão preenchidas por sorteio.

As aulas serão realizadas de maneira remota entre os dias 22 de setembro e 11 de novembro de 2022, às quintas e sextas-feiras, das 17 às 19 horas, totalizando 32 horas de curso. O programa abrange temas como Origem e correntes da Bioética; História e fundamentos do pensamento ético relacionado às Ciências da Vida; Código de Nuremberg; Declaração de Helsinque; Relatório Belmond; Aborto, eutanásia, células tronco, clonagem, tecnologia de DNA recombinante e genômica; Ética e meio ambiente; Ética e políticas públicas de saúde; Pesquisa com animais; Pesquisas com seres humanos; Comitês de ética em pesquisa; e Consentimento, privacidade, equidade.

Os coordenadores do curso são os professores João Figueiredo Nobre Cortese, Maria Aparecida Visconti e Regina Celia Mingroni Netto, todos do IB.

Curso Bioética para Pesquisa em Ciências da Vida
22 de setembro a 11 de novembro de 2022, gratuito e a distância
Inscrições de 1 a 15 de setembro neste link (o formulário de inscrição estará disponível a partir do dia 1 de setembro)
Informações pelo telefone (11) 3091-8088 ou e-mail ccex@ib.usp.br.

.