Dia de Proteção às Florestas terá atividade no Parque Cientec

Os visitantes participarão de um passeio pelas instalações do parque, como o Planetário e a Trilha das Mudanças Climáticas Globais

12/07/2016 - Publicado há 8 anos

No dia 17 de julho, comemora-se o Dia de Proteção às Florestas. Para comemorar a data, o Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec) da USP terá uma atividade especial um dia antes, 16 de julho, com uma trilha dentro do seu espaço.

2016 07 12 Cientec
Trilha dentro do Parque Cientec – Foto: Divulgação

Há uma relação entre o aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera e a queima de combustíveis fósseis, tendo efeito nas mudanças climáticas. Foi em meados da década de 20 que o Parque Cientec abrigou a primeira estação meteorológica de São Paulo, ativa até hoje. Quando se fala que nunca foi tão quente, ou frio, em São Paulo, muitas vezes os dados que estamos comparando são das primeiras medidas realizadas no local.

A ligação entre os temas “florestas e clima” será abordada em atividade lúdica e cooperativa, percorrida numa trilha dentro do parque. A Trilha das Mudanças Climáticas Globais foi elaborada pelo Projeto Ecossistemas Costeiros do Instituto de Biociências (IB) da USP, e leva os participantes a compreender os mecanismos envolvidos no ciclo de carbono e os processos de fotossíntese nas plantas.

Além desta trilha, os visitantes também poderão percorrer as alamedas do parque com os monitores, entrar numa sessão especial do Planetário e aproveitar as outras opções do lugar.

A atividade no dia 16 de julho terá saída às 11 e às 15 horas. O parque fica localizado na av. Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (em frente ao Zoológico). A classificação etária é de 12 anos e é recomendado ir com sapato apropriado para a caminhada na mata.

Mais informações: (11) 5077 – 6312, email: parquecientec@usp.br, site http://parquecientec.usp.br/

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto de Biociências