Dia 8 de julho, São Paulo terá comemorações à ciência e ao pesquisador

SBPC programou diversas atividades gratuitas, incluindo uma marcha pela ciência; entidade está comemorando 70 anos

 06/07/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Divulgação

.
No dia 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008). Nessa mesma data, há 70 anos, foi criada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Para celebrar, a SBPC realiza, em diversas cidades do País, uma comemoração aberta a todos com atividades culturais e uma manifestação pública.

Em São Paulo, as atividades começam às 10 horas, no Instituto Moreira Salles (IMS), na Av. Paulista, 2.424, onde ocorrerá uma intervenção comemorativa ao septuagenário da entidade, com apresentação musical Ciência e Música, de Maurício Pereira, e um flash mob do grupo Núcleo Arte Ciência no Palco.

A comemoração será seguida da Marcha pela Ciência, que parte às 12 horas do IMS até o cruzamento com a Av. Brigadeiro Luís Antônio. A atividade contará com a participação de bonecos de Olinda representando quatro grandes cientistas: o físico Albert Einstein, o geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber, a psiquiatra Nise da Silveira e o físico José Leite Lopes.

A expectativa é que, a exemplo da última edição da manifestação da comunidade científica, o evento reúna cerca de 1.500 pessoas na capital paulista. Entre as organizadores do evento está Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica (Poli) da USP, e Lucile Maria Floeter Winter, professora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, ambas integram a diretoria da SBPC.

O intuito, para além da comemoração em si, é chamar a atenção da população para a queda dramática de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Neste momento, no Congresso Nacional e no governo federal, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019. É o momento exato de mobilizar toda a sociedade para impedir que mais cortes afetem esses setores estratégicos do desenvolvimento social e econômico do País.

A organização do evento é da SBPC com o Instituto Moreira Salles, e tem o apoio de cientistas, professores, universitários e divulgadores científicos.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador já têm atividades programadas para esta data ou dias próximos.

Todas as informações sobre a comemoração podem ser acessadas neste endereço e também nas redes sociais da SBPC (Facebook e Twitter).

Da Assessoria de Comunicação da SBPC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.