.
Considerado um dos mais importantes jornalistas ambientais da atualidade, o norte-americano Andrew Revkin está em visita à USP, e vai ministrar a palestra Mudanças Climáticas e Desinformação, nesta quarta, dia 28 de agosto, às 10h, no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, São Paulo.
O evento é uma parceria do CJE com o Consulado dos Estados Unidos, e conta ainda com a participação do professor Dennis de Oliveira (CJE), da pesquisadora Andreia Terzariol Couto (pós-doutora pela ECA-USP) e da jornalista Carolina Dantas (editora da InfoAmazonia). O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CJE.
Andrew Revkin é diretor-fundador da nova Iniciativa em Comunicação e Sustentabilidade no Earth Institute da Universidade Columbia, onde desenvolve programas, cursos, ferramentas e colaborações para preencher lacunas de comunicação entre ciência e sociedade, com o objetivo de reduzir os riscos climáticos e fortalecer a resiliência social e ambiental. Revkin possui mais de 30 anos de experiência escrevendo sobre mudanças climáticas, com reportagens que vão do Polo Norte à Casa Branca, da Floresta Amazônica ao Vaticano – principalmente para o The New York Times.
O jornalista já trabalhou para a National Geographic e Discover Magazine, ganhou diversos prêmios em jornalismo científico e uma bolsa Guggenheim. É autor de livros aclamados sobre a história da interação humana com o clima, transformações no Ártico, aquecimento global e desafios enfrentados pela floresta amazônica, além de ter escrito três capítulos de livros sobre comunicação científica. Seu trabalho inspirou a produção de filmes como Rock Star (Warner Brothers) e The Burning Season (HBO) – vencedor de três Globos de Ouro, baseado na biografia de Revkin sobre o defensor da floresta, Chico Mendes.