Desenvolvimento da cultura wiki nas universidades é tema de evento on-line

Encontro promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP vai abordar as possibilidades de atuação das universidades nas plataformas da Wikimedia; transmissão gratuita será no dia 12 de julho, às 17 horas

08/07/2021 - Publicado há 3 anos
Universidades contribuem cada vez mais para ampliar acesso ao conhecimento via plataformas da Wikimedia – Foto: 123RF

.
As possibilidades de ação da comunidade acadêmica no desenvolvimento do conteúdo disponível nos projetos da Fundação Wikimedia são tema de debate da próxima edição do evento FAU em Prosa, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O evento terá transmissão on-line no dia 12 de julho, a partir das 17 horas, no Canal do Youtube da FAU.

O debate Cultura Wiki nas Universidades: panorama e possibilidades também pretende abordar uma visão geral sobre as frentes de atuação da Wikimedia, exemplos de boas práticas e relatos de experiências que mostrem a estudantes e docentes como contribuir e como tirar proveito das atividades ligadas ao universo Wiki.

O evento terá a participação de João Alexandre Peschanski, coordenador do Wiki Movimento Brasil, afiliado brasileiro da Fundação Wikimedia; Carolina Coelho, do Serviço de Comunicação Institucional da FAU; e Amarílis Montagnolli Gomes Corrêa, bibliotecária da mesma faculdade.

Cultura wiki

Universidades de diversos países têm estimulado estudantes, pesquisadores e docentes a participarem da cultura wiki, que é o hábito de compartilhar o conhecimento gerado nessas instituições em plataformas de acesso aberto ao público, como a Wikimedia, que tem como projeto mais famoso a Wikipédia, enciclopédia multilíngue de licença livre, baseada na web e escrita de maneira colaborativa. O principal objetivo da cultura wiki nas universidades é democratizar o acesso a informações de qualidade produzidas pelos seus pesquisadores e técnicos.

Na USP, a plataforma Wiki é utilizada por algumas iniciativas, como os projetos que atuam com os museus – Museu Paulista, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia -, o Glam de Bibliotecas da USP e o  Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) Neuromat, um centro de estudos e pesquisas em matemática e áreas derivadas da neurobiologia. O impacto dessa participação é visível nos números, quando vemos que os conteúdos disponibilizados por grupos da USP em textos, fotos e vídeos contabilizam ao menos 88,4 milhões de acessos no site.

O Neuromat, por exemplo, trabalha com a criação de artigos sobre os temas pesquisados no centro de estudos, principalmente com probabilidade e estatística. Também disponibiliza arquivos em formato audiovisual, como vídeos didáticos explicando o funcionamento do cérebro e o podcast A matemática do CérebroAo todo, a iniciativa produziu aproximadamente 60 mil artigos, tendo quase 30 milhões de acessos.

Três museus mantidos pela USP também participam da cultura wiki, colocando parte de seus acervos digitalizada e disponibilizada em licença livre através do Wikimedia Commons. O principal deles é o Museu Paulista, que compartilha parte de seu patrimônio histórico na internet, disponibilizando mais de 26 mil conteúdos em imagens e vídeos do acervo, como as célebres pinturas Independência ou Morte, de Pedro Américo, e Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto de Jesus. Os conteúdos do Museu Paulista somam cerca de 60 milhões de visualizações.
.

Confira a transmissão do evento Cultura Wiki nas Universidades: panorama e possibilidades neste link.