De programação a redes neurais, curso ensina a resolver desafios complexos de mercado usando a tecnologia

Curso de MBA em IA e “big data” do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos inclui conhecimentos desde programação básica até conceitos avançados como aprendizagem de máquina

 04/11/2024 - Publicado há 1 mês
Tela de um notebook com elementos gráficos saindo da tela
Curso de MBA em IA e Big Data tem inscrições na USP em São Carlos – Foto: Freepik

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Com duração de 15 meses, o MBA em Inteligência Artificial e Big Data do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é uma oportunidade para quem busca inovação e aplicação prática para ferramentas dentro do universo da IA e dos dados. O currículo inclui conhecimentos desde programação básica até conceitos avançados como aprendizagem de máquina (deep learning).  O curso é pago, com mensalidades de R$ 1.500,00 e as inscrições estão disponíveis neste link. Há desconto para grupos e para alunos e ex-alunos da USP.

Durante os primeiros 12 meses, o aluno adquire uma visão ampla das principais ferramentas e linguagens da área, além de explorar técnicas, métodos modernos e tendências em inteligência artificial e big data. Nos três meses finais, o foco se volta para a construção de uma solução prática para um problema específico, finalizando assim o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Composto por 96% de professores da USP, o corpo docente do MBA tem cientistas de destaque internacional, como o professor Caetano Traina Junior, um dos pioneiros na área de big data. “Quem vai procurar o curso normalmente não está querendo uma solução de prateleira ou padrão para seguir. Então, eu não posso ficar só mostrando aquilo que a maioria faz, tenho que mostrar um pouquinho de outras coisas para dar perspectiva”, explica Caetano, que ministra duas disciplinas no curso.

O curso também dá acesso a mais de 350 vídeo aulas, disponíveis 24 horas por dia, tutoriais semanais, mecanismos que permitem flexibilidade e autonomia no aprendizado. Além de preparar o aluno para resolver problemas complexos em grandes volumes de dados, o MBA oferece uma visão estratégica, abordando temas como governança de dados e gestão, fundamentais para empresas que precisam garantir segurança e eficiência na era digital.

Conhecimento e aplicabilidade

João Vitor Rodrigues Santillo é engenheiro de software e também se formou na terceira turma do MBA. Ele destaca que a orientação próxima dos professores do curso é fundamental para o amadurecimento das propostas. “A gente é orientado por professores que são doutores e especialistas e isso é um bom guia. Porque os caminhos são muitos, então o orientador está ali para mostrar o foco e a gente chegar no final”, aponta. 

O trabalho de conclusão de curso de João propôs um modelo de linguagem para trazer mais confiança e velocidade no diagnóstico de câncer de mama, por meio da análise de imagens. “No módulo quatro, começamos a ter contato com deep learning e redes neurais e mais adiante com a parte de processamento de imagens e todas as disciplinas avançadas com relação a tratamento de imagem foram essenciais para o desenvolvimento do meu trabalho”, conclui.

O curso é dividido em quatro módulos. No quarto módulo está a disciplina de Redes Neurais e Deep Learning, mencionada por João, que explora os mecanismos por trás das tecnologias mais avançadas. Além dele, o curso tem mais três módulos iniciais para explicar os fundamentos da área, como a utilização de ferramentas de Python e SQL. Entre eles, destaca-se a disciplina Olhando para os Dados, que oferece uma introdução à ciência de dados, aprendizado de máquina e mineração de dados. Essas ferramentas são essenciais para atuar com inteligência artificial e big data.

Assim, o MBA aborda desde a lógica de programação até a aplicação dessas tecnologias em problemas reais do mercado. A coordenadora Solange Oliveira explica que essa configuração é ideal para aqueles que buscam mesclar conhecimentos técnicos com aplicabilidade no mercado. “O MBA em Inteligência Artificial e Big Data prepara para um reposicionamento no mercado de trabalho”, explica.

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Texto adaptado de Carolina Pelegrin, da Assessoria de Comunicação do ICMC


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