Cursos gratuitos orientam dentistas na abordagem de pacientes com doenças crônicas

Parceria da USP com a Universidade Federal do Maranhão promove cursos de extensão on-line com diversos recursos interativos; iniciativa faz parte da Rede de Atenção à Saúde do SUS

 18/02/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Caio Nascimento / FO-USP

 

Pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis precisam de cuidados especiais durante o atendimento odontológico. No caso de cardiopatas, por exemplo, o nível de ansiedade durante o tratamento aumenta e pode afetar a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Pensando em casos como esses, uma parceria entre a Faculdade de Odontologia (FO) da USP com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS, promove cursos gratuitos e on-line para orientação de cirurgiões-dentistas. 

O programa Assistência Odontológica para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde oferece vários cursos de extensão que permitem aprender com vários recursos, como e-books, vídeos, infográficos e podcasts. O participante escolhe onde e quando estudar, basta cumprir a carga horária e fazer uma avaliação para receber o certificado.

Atualmente o programa tem dois cursos em andamento, um para atendimento de pacientes com câncer, em que será possível ao profissional conhecer os principais cuidados odontológicos que devem ser realizados antes, durante e após o tratamento oncológico, bem como entender o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde para o cuidado ao paciente oncológico no SUS.

E outro destinado ao atendimento de pacientes com doenças cardiovasculares, que aborda as principais cardiopatias de interesse do cirurgião-dentista para a clínica diária, assim como oferece conhecimento e instituição dos protocolos para a prestação da assistência odontológica com segurança para pacientes com doenças cardiovasculares. 

 

 

A coordenação na USP é da professora Ana Estela Haddad e as atividades dos cursos já tiveram início, mas ainda podem ser acompanhadas até 12 de julho de 2021.  

Inscrições e mais informações neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.