Cursos gratuitos com especialistas do Museu do Ipiranga abordam cultura e história do Brasil

Aulas serão ministradas ao vivo pela internet e vão apresentar temas de exposições planejadas para a reinauguração do Museu do Ipiranga no próximo ano

Foto: Wikimedia Commons

.
Pensando em explorar o potencial de suas novas exposições e propagar o conhecimento sobre Cultura Material e História do Brasil, o Novo Museu do Ipiranga vai oferecer quatro cursos gratuitos para formação de novos públicos. As aulas começam em agosto e as inscrições devem ser realizadas
 neste link, conforme a data de cada curso (confira abaixo).

Com aulas ministradas ao vivo pela plataforma Google Meet, os cursos serão inteiramente on-line e irão contar com recursos de acessibilidade como Libras, legendagem e audiodescrição. Os temas dos cursos são amplos, tratando de assuntos como formação de identidades nacionais, regionais e sociais, o espaço da moradia como lugar da formação de subjetividades, e as estratégias, critérios e técnicas de conservação, restauração e mediação do patrimônio artístico e cultural brasileiro. 

Cada um dos quatro cursos tem duração de seis horas, distribuídas em dois dias, com 300 vagas por curso, sendo que 50% destas serão destinadas a professores e alunos da rede pública. Além disso, os cursos oferecem certificados na categoria de Difusão Cultural emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo para todos aqueles que cumprirem a carga horária apresentada. 

Confira os cursos oferecidos:

Uma História do Brasil
O objetivo do curso é apresentar o desenvolvimento da curadoria histórica da exposição “Uma História do Brasil”, que ocupará o eixo vertical do edifício (hall, escadaria principal e Salão Nobre) em sua reabertura em 2022. As questões expográficas da mostra, que abrange espaços que estão tombados como patrimônio cultural e não podem ser modificados, serão contextualizadas por meio de discussões de natureza teórica, que articulam o estudo das representações visuais do passado brasileiro e paulista à história da cultura e à história da arte, atentando-se especialmente para as questões de hierarquização social, racial e de gênero que caracterizam tais representações.
Inscrição: até 2 de agosto – preenchimento e envio da ficha de inscrição on-line aqui.
Vagas: 300
Realização: 10 a 11 de agosto, terça e quarta-feira, das 18:00 às 21:00h

Territórios em Disputa
O curso examina a formação do território brasileiro, e as estratégias utilizadas na conquista das terras, por meio de mapas, tratados, cartas de sesmaria, pelourinhos e marcos de pedra. Além dos portugueses e dos grupos indígenas, que também guerreavam entre si por territórios, os conflitos envolveram espanhóis, franceses e holandeses, que vieram em busca de terras. Foi um processo cheio de conflitos, guerras e enfrentamentos, mas também mediado por acordos e negociações. A imposição de um sistema de organização espacial europeu chocou-se com as práticas indígenas. Mas foi muito mais do que isso: provocou guerras sem fim, escravização em massa e perdas enormes de vidas humanas.
Inscrição: até 17 de agosto – preenchimento e envio da ficha de inscrição on-line aqui.
Vagas: 300
Realização:
24 a 25 de agosto, terça e quarta-feira, das 09:00 às 12:00

Passados Imaginados
O objetivo do curso é apresentar o desenvolvimento da curadoria histórica da exposição “Passados Imaginados”, que ocupará uma das alas do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga em sua reabertura em 2022. As questões expográficas e a narrativa tridimensional da exposição serão contextualizadas por meio de discussões de natureza teórica que articulam o estudo das representações visuais do passado brasileiro e paulista à história da cultura e à história da arte, dando especial atenção para a apropriação que os livros didáticos fazem de tais representações.
Inscrição: até 10 de agosto – preenchimento e envio da ficha de inscrição on-line aqui.
Vagas: 300
Realização: 17 a 18 de agosto, terça e quarta-feira, das 18:00 às 21:00

Para Entender o Museu
O curso tem como objetivo instrumentalizar professores e estudantes para melhor explorar as potencialidades do Museu, mostrar quais as áreas de atuação do Museu Paulista da USP e sua história e apresentar o projeto curatorial do eixo expositivo Para Entender o Museu, que abrange cinco exposições.
Inscrição: até 28 de julho – preenchimento e envio da ficha de inscrição on-line aqui.
Vagas: 300
Realização: 3 a 4 de agosto, terça e quarta-feira, das 14:00 às 17:00h
.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Museu do Ipiranga

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.