Cursos explicam exposições que estarão na reabertura no Museu do Ipiranga

Com aulas a distância, cursos dão continuidade à proposta educativa do Novo Museu do Ipiranga de disseminação do conhecimento empregado nas novas exposições; são 900 vagas, para aulas em outubro

 Publicado: 27/09/2021
Cursos abordam exposições do Novo Museu do Ipiranga – Foto: Divulgação/mp.usp.br

.
Mensalmente, o corpo docente do Museu do Ipiranga vem ministrando uma série de cursos que explicam o processo de pesquisa e produção para as exposições a serem lançadas na reabertura do espaço, em 2022. Gratuitas, as aulas em outubro trazem as temáticas Memórias da Independência, nos dias 5 e 6 de outubro, Ambiguidades da Preservação de Acervos, nos dias 19 e 20, e O Programa de Educação do Novo Museu do Ipiranga, entre 26 e 27.

Cada curso oferece 300 vagas, com inscrições gratuitas na plataforma Apolo até os dias 30/9, 14 e 21/10, respectivamente, sendo 50% destas destinadas a professores e alunos da rede pública. Se este for o caso, é necessário encaminhar documento comprobatório de atividade para o e-mail cursosmp@usp.br. As aulas são ministradas on-line e ao vivo, com recursos de acessibilidade como Libras, legendagem e audiodescrição.

Com duração de seis horas, distribuídas em dois dias, cada um dos cursos oferece certificado na categoria de Difusão Cultural, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP para aqueles que cumprirem a carga horária apresentada. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas, será realizado um sorteio para a seleção.

Confira os cursos oferecidos:

Memórias da Independência

5 e 6/10, terça e quarta-feira, das 18h às 21h
Inscrições até 30/9, no sistema Apolo, neste link
Número máximo de inscrições válidas: 300
Professores e alunos da rede pública com ênfase na rede pública universitária terão direito a 50% das vagas – encaminhar o documento comprobatório de atividade para o e-mail cursosmp@usp.br

O objetivo do curso é apresentar o desenvolvimento da curadoria histórica da exposição de curta duração Memórias da Independência, que inaugurará o novo espaço de exposições temporárias do Museu do Ipiranga em 2022. As questões temáticas e expográficas da exposição serão abordadas por meio do estudo crítico de comemorações dos diferentes processos de Independência ocorridos no Brasil, atentando-se para representações visuais, monumentos urbanos e exposições associadas a essas comemorações. Volta-se também para as disputas simbólicas pelas representações da Independência (e de outras independências desejadas) entre diferentes Estados brasileiros.

Ambiguidades da Preservação de Acervos: exposição e conservação de materiais frágeis e instáveis – têxtil, plástico e plumária

19 e 20/10, terça e quarta-feira, das 18h às 21h
Inscrições até 14/10, no sistema Apolo, neste link
Número máximo de inscrições válidas: 300

Professores e alunos da rede pública com ênfase na rede pública universitária terão direito a 50% das vagas – encaminhar o documento comprobatório de atividade para o e-mail cursosmp@usp.br

Serão apresentados e discutidos os procedimentos curatoriais básicos e internacionalmente recomendados para avaliação física, documentação e preparação de tipologias de acervo especialmente frágeis à exposição. Os dilemas das equipes, as escolhas e tomadas de decisão serão brevemente abordados.

O Programa de Educação do Novo Museu do Ipiranga

26 e 27/10, terça e quarta-feira, das 18h às 21h
Inscrições até 21/10, no sistema Apolo
Número máximo de inscrições válidas: 300
Professores e alunos da rede pública com ênfase na rede pública universitária terão direito a 50% das vagas – encaminhar o documento comprobatório de atividade para o e-mail cursosmp@usp.br

O objetivo do curso é apresentar o desenvolvimento do programa de educação do Novo Museu do Ipiranga, abrangendo três eixos: participação no projeto arquitetônico, participação no projeto curatorial e desenvolvimento de recursos de mediação. Os trabalhos desenvolvidos serão discutidos à luz do conceito de acessibilidade universal, que fundamenta as propostas em curso.

Museu do Ipiranga

Com previsão de reabertura em setembro de 2022, o Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do País. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

.

Com informações da Assessoria de Imprensa Museu do Ipiranga/Conteúdo Comunicação

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.