Cursos de especialização em comunicação têm inscrições abertas na USP

São seis possibilidades de pós-graduação lato sensu na Escola de Comunicações e Artes da USP que abordam temas como Comunicação Digital, Marketing e Relações Públicas; cursos são on-line e pagos mas há oferecimento de bolsas

 Publicado: 28/01/2025 às 15:22
Prédio de três andares com um letreiro escrito Escola de Comunicações e Artes e na frente ao ar livre uma escultura de símbolos circulares na cor branca
Fachada da Escola de Comunicações e Artes da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Seis cursos de especialização da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP estão com inscrições abertas no início deste ano. São cursos de pós-graduação lato sensu que, sem perder de vista uma formação crítica que caracteriza a universidade, visam desenvolver nos estudantes habilidades práticas que possam ser utilizadas em consultorias, planejamento e gestão de projetos voltados para a comunicação.

Todos os cursos são on-line e têm cerca de dois anos de duração. Para participar do processo seletivo, é necessário ter ao menos uma graduação concluída, sendo que o processo de seleção é feito por meio de análise de currículo. Os cursos são pagos, com a possibilidade de isenções parciais e bolsas integrais. Informações sobre os cursos, como objetivos, conteúdos das disciplinas ofertadas, pedidos de isenção de taxa de inscrição e oferecimento de bolsas estão disponíveis neste link.

Os cursos com inscrições neste primeiro semestre são:

MBA em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos
O curso aborda o impacto das mídias digitais na sociedade e no ambiente corporativo, além do desenvolvimento de ações digitais. Entre os tópicos abordados estão: design thinking, inteligência artificial, gestão de crises em ambientes digitais, gestão de processos comunicacionais, entre outros. Com duração de quase dois anos, o MBA tem coordenação do professor Luiz Alberto de Beserra Farias, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). As inscrições estão abertas e seguem até o dia 10 de março de 2025.

MBA Gestão de Comunicação e Marketing
O curso combina uma formação crítica sobre a comunicação nas organizações, com disciplinas de aplicação imediata na vida profissional. O objetivo é capacitar seus alunos no desenvolvimento de consultorias em Comunicação e Marketing. Algumas disciplinas do curso são: Comportamento do Consumidor, Comunicação Digital e Redes Sociais, Pesquisa de Marketing e de Comunicação e Promoção de Vendas. Com duração de dois anos, o MBA tem coordenação do professor Mitsuru Higuchi Yanaze, do CRP. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 16 de março de 2025.

MBA Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
O curso oferece formação no campo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, a partir de um conjunto amplo de disciplinas, que inclui: Estratégias de relacionamento com a mídia, Comunicação Interna, Planejamento Estratégico de Comunicação e Relações Públicas Digitais. O curso é coordenado pela professora Valéria de Siqueira Castro Lopes, do CRP. As inscrições iniciam no dia 27 de janeiro e seguem até 1º de abril de 2025.

MBA em Negócios e Estética da Moda
O curso apresenta uma perspectiva interdisciplinar que engloba Moda, Comunicação, Estética e Marketing. Voltado para profissionais de diferentes áreas, o MBA capacita para o planejamento e consultoria em Comunicação e Marketing para o setor de moda. Consultoria de imagem, design de marca, gestão de canais e vendas e-commerce, publicidade de moda são alguns dos temas abordados. O curso é coordenado pela professora Maria Clotilde Perez Rodrigues, também do CRP. As inscrições têm início no dia 25 de fevereiro e seguem até o dia 5 de maio de 2025.

MBA Marketing Político e Campanhas Eleitorais
O curso capacita profissionais de comunicação política ou que buscam formação para atuar nessa área, por exemplo, em audiências, mediações com plateias e coordenação de estratégias de campanhas. Assessoria de imprensa para políticos e candidatos, Cerimonial e protocolos públicos, Gestão de risco e crises, Comunicação digital na política são alguns dos temas abordados. O curso é coordenado pelo professor Luiz Alberto de Beserra Farias. As inscrições têm início no dia 1º de março e seguem até 12 de maio de 2025.

MBA em Business Intelligence e Analytics
O curso oferece diferentes técnicas de levantamento e análise de dados, com o objetivo de capacitar a tomada de decisões guiadas por dados de forma estratégica. Também aborda conceitos como big data, deep learning, metodologias ágeis e mineração de dados. O curso tem duração de dois anos e é coordenado pelo professor Paulo Henrique Assis Feitosa, do CRP. As inscrições para o processo seletivo vão de 15 de março até 13 de maio de 2025.

Para informações sobre os cursos clique aqui.

.

Texto: Everton da Cruz Souza, do Laboratório Agência de Comunicação (LAC) da ECA-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.