Curso orienta sobre medicamentos para tratamento de transtornos psiquiátricos

Aulas oferecidas pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP são dirigidas a profissionais e estudantes da área de saúde; curso é pago e inscrições vão até o dia 30 de abril

14/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/04/2021 as 11:02
Uso racional de medicamentos é um dos focos do curso sobre psicofarmacologia- Foto: Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0

.

O aprendizado sobre medicamentos relacionados a distúrbios psiquiátricos é tema do curso Introdução à Psicofarmacologia Clínica, promovido pelo Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, com inscrições abertas até o dia 30 de abril por meio deste formulário. O curso é pago, com valor da inscrição de R$ 180, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde e carga horária de 24 horas. As aulas estão programadas entre os dias 3 de maio e 21 de junho.

Composto de aulas teóricas, exercícios e fórum de debates, o curso tem o objetivo de oferecer informações sobre o funcionamento do sistema nervoso central, os mecanismos fisiopatológicos e bioquímicos relacionados a distúrbios psiquiátricos e os fármacos utilizados no tratamento. As aulas serão gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento durante o curso.

O curso será ministrado por Moacyr Luiz Aizenstein, professor graduado em Farmácia e Bioquímica com doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo. Ele é autor dos livros Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos e Introdução à Psicofarmacologia Clínica.

As aulas serão divididas em oito módulos com os seguintes temas: Introdução à Farmacologia do Sistema Nervoso Central (3 de maio); A comunicação no Sistema Nervoso Central (10 de maio); Fatores e mecanismos moleculares relacionados a ocorrência de tolerância e dependência aos fármacos (17 de maio); Etilismo: Dependência e tratamento (24 de maio); Farmacologia dos sedativos e hipnóticos (31 de maio); Tratamento farmacológico da depressão e dos transtornos de ansiedade (7 de junho); Tratamento farmacológico das psicoses (14 de junho); e Fármacos psicoestimulantes: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (21 de junho).

Curso Introdução à Psicofarmacologia Clínica
Inscrições: até 30 de abril neste link