Curso on-line da USP para professores do ensino básico ensina sobre metabolismo e obesidade

Com aulas gratuitas, curso tem inscrições abertas até 15 de maio para professores da rede pública e privada

 11/05/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: Wikimedia Commons

.
Professores das áreas de Biologia, Ciências, Biomédicas e Educação Física podem atualizar conhecimentos e incrementar suas aulas com o curso de atualização a distância Metabolismo e Obesidade, oferecido pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. As aulas são gratuitas e acontecem pela internet entre os dias 15 de junho e 20 de julho de 2020, abordando metabolismo energético humano, os mecanismos hormonais reguladores e a interação entre obesidade, distúrbios metabólicos e microbiota intestinal. O público-alvo do curso são professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada, além de profissionais da área, residentes no Estado de São Paulo, que podem se inscrever até o dia 15 de maio pelo sitdcurso.

Os selecionados para as 400 vagas poderão participar, antes do início do curso, de uma aula introdutória ao ambiente virtual, que será realizada no dia 8 de junho e auxiliará na aprendizagem a distância. Depois, as aulas serão divididas nos seguintes temas: (1) Introdução e Conceitos (balanço energético e termodinâmica, funcionamento das enzimas e metabolismo energético); (2) Digestão e absorção de carboidratos, lipídeos e proteínas; (3) Micronutrientes e a regulação metabólica com a alimentação; (4) Atividade física, dietas e controle fisiológico do apetite e saciedade; (5) Doenças metabólicas; e (6) Microbiota intestinal e epigenética na obesidade.

Ao término de cada aula, os participantes irão responder questões de autoavaliação. Além disso, receberão atividades do projeto de extensão Biocientista Mirim, que podem ser desenvolvidas nas salas de aula do ensino fundamental e médio. O Biocientista Mirim é uma iniciativa do ICB que tem o objetivo de promover novos conhecimentos em biociências, levando docentes, alunos de graduação e pós-graduação a visitarem escolas voluntariamente e ministrar aulas sobre os diversos assuntos desse campo. O curso de atualização a distância Metabolismo e Obesidade é reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
.

Curso de atualização Metabolismo e Obesidade (EaD)
5ª edição

Inscrições: até 15/5/2020 pelo site
Realização: 15/6 a 20/7/2020
Contato: fisioead@icb.usp.br

.

Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.