Curso on-line ajuda profissionais da saúde na prescrição de medicamentos

Curso será a distância e abordará 13 temas relacionados ao uso de medicamentos, com carga horária estimada de 52 horas. As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto

Farmácia na Avenida Paulista – Foto: The Photographer via Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0

.

Entre os dias 8 de setembro e 30 de novembro, o Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP irá promover o curso Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos. Voltado para profissionais da área da saúde que lidam com a prescrição e dispensação de medicamentos, como médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros, o curso será realizado a distância. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de agosto, preenchendo um formulário disponível neste link. O valor é de R$ 180,00, pagos na inscrição.

O objetivo principal do curso é promover a individualização na prescrição de medicamentos, levando em consideração as características do paciente para otimizar o seu tratamento, o que gera redução de custos com saúde, internações, tempo de permanência hospitalar, além de poder evitar procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.

Os participantes terão informações para fazer uma prescrição correta, sabendo indicar doses adequadas, pelo tempo necessário, usando como base análises do histórico farmacoterapêutico, da situação geral e das necessidades individuais do paciente. Este ano, o curso terá uma abordagem clínica mais aplicada com novos exercícios, aulas teóricas em vídeo e salas de bate-papo.

O curso será ministrado por Moacyr Luiz Aizenstein, professor graduado em Farmácia e Bioquímica, com doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo. Ele é autor do livro Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos e Introdução a Psicofarmacologia Clínica.

A carga horária é de cerca de 52 horas. As aulas serão divididas em 13 semanas e os temas são: Introdução à Farmacologia Clínica (8/9), Farmacoepidemiologia(15/9), Farmacovigilância (22/9), Farmacogenômica (29/9), Farmacoeconomia (5/10), Farmacocinética Clínica (12/10), Interações Medicamentosas (19/10), Farmacologia Clínica na Gestação e Lactação (26/10), Farmacologia Clínica na Pediatria (2/11), Farmacologia Clínica na Geriatria (9/11), Farmacologia Clínica na Obesidade (16/11), Farmacologia Clínica na Insuficiência Renal (23/11) e Farmacologia Clínica na Insuficiência Hepática (30/11).

Curso Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos
Inscrições: até 20/8/2020 neste link https://bit.ly/3gCnes0
Realização: 8/9 a 20/11/2020
Contato: aizenst@icb.usp.br

Acadêmica Agência de Comunicação

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.