Curso na USP desenvolve habilidades exigidas na vida de cientista

Em São Carlos, “Escola de Pesquisadores” contempla todas as áreas do conhecimento; evento será dias 12 e 13 de junho

04/06/2019 - Publicado há 2 anos
Elaboração de projetos de pesquisa nacionais e internacionais é um dos assuntos da Escola de Pesquisadores da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O que levar em consideração ao escrever relatórios de patentes? Como funciona o processo de editoria em uma revista científica? De que forma posso promover meu artigo? Estas preocupações comuns de quem se dedica à vida como cientista serão trabalhadas durante a Escola de Pesquisadores da USP, que está em sua terceira edição.

Dias 12 e 13 de junho, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, palestras e minicursos buscam ajudar os participantes a aprimorar as habilidades exigidas à realização de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento.

Segundo a organização do evento, espera-se que o curso contribua para “a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado da arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados”.

O público-alvo são alunos de pós-graduação, pós-doutorado, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. Serão três os temas em destaque: Projeto, Metodologia e Escrita Científica.

A organização é do Portal da Escrita Científica da USP, projeto que tem como objetivo auxiliar na formação de pesquisadores de alto nível com minicursos, materiais de apoio e videoaulas.

Escola de Pesquisadores da USP

Interessados devem realizar a inscrição pelo site. A taxa de inscrição é de R$ 40 e são oferecidas 250 vagas.

O evento será no Auditório Jorge Caron, da Escola de Engenharia de São Carlos, localizado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400 – Parque Arnold Schimidt, em São Carlos-SP.

A programação nos dois dias vai das 8 às 18 horas. A programação completa pode ser consultada no site.

Mais informações: (16) 3373-9778, e-mail escoladepesquisadores@sc.usp.br

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.