Curso gratuito da USP faz balanço histórico sobre os 200 anos da Independência do Brasil

Promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, curso pretende debater o período sob diferentes pontos de vista e áreas de reflexão; inscrições podem ser realizadas até 8 de maio, e as aulas serão ministradas de 12 de maio a 10 de junho

 Publicado: 02/05/2022
Foto: Tela de Pedro Américo / Wikimedia Commons

.
De 12 de maio a 10 de junho, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o curso de extensão gratuito Brasil 200 anos – para onde vamos?, iniciativa que pretende dar uma visão crítica sobre a história desde a independência do país. São 100 vagas abertas ao público geral que serão preenchidas por sorteio. Para participar, é preciso fazer a inscrição até o dia 8 de maio pelo formulário on-line do Sistema Apolo da USP, neste link. O resultado do sorteio será informado por e-mail no dia 9 de maio e os selecionados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação.

O objetivo do curso é debater e realizar um balanço histórico, sob diferentes pontos de vista e áreas de reflexão, do significado dos 200 anos de existência do estado brasileiro; das várias tentativas frustradas de construção de uma nação capaz de expressar a soberania nacional e as diferentes manifestações sociais, culturais, políticas e econômicas que compõem a diversidade dos grupos sociais excluídos e majoritários presentes na atual população brasileira. O curso também tem como objetivo pensar as perspectivas que se projetam atualmente para o futuro da nação brasileira.

As aulas do curso serão ministradas por docentes do Departamento de Geografia e de História da FFLCH e também pelos de outras Unidades da USP e de instituições externas. A bibliografia de referência pode ser conferida na página do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH.

As atividades serão presenciais, realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10 às 12h30, no Auditório Milton Santos, do Edifício Eurípedes Simões de Paula  da FFLCH, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo.

O curso tem organização do Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” (CAPH) da FFLCH, com apoio da Associação Nacional de História (Anpuh), dos Programas de Pós-Graduação em História Econômica e o de História Social, ambos da FFCLH; do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC); do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (CJE-ECA) da USP; e da Fundação Perseu Abramo.

Inscrições neste link. Mais informações pelo e-mail caph@usp.br ou por telefone (11) 3091-4645.

Confira a programação abaixo:

.

Texto adaptado de Eliete Viana, Assessoria de Comunicação da FFLCH

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.