Curso ensina técnicas de conservação de material biológico

Encontro ocorre entre os dias 8 e 11 de julho no Anfiteatro Altino Antunes da FMVZ, em São Paulo

26/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 02/07/2019 as 10:52

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em São Paulo, está com inscrições abertas para o curso Princípios e Técnicas da Plastinação, com o objetivo de introduzir os princípios básicos e as técnicas mais relevantes sobre o tema de conservação de espécimes biológicos.

Plastinação é uma  técnica de preservação dos exemplares biológicos que evita o contato deles com reagentes conservantes tóxicos, como o formaldeído. Graças à ferramenta, há aumento significativo de durabilidade das peças, sendo extremamente útil para as atividades educativas em anatomia.

Segundo o professor José Roberto Kfouri do Departamento de Cirurgia (VCI) da FMVZ e coordenador do evento, a implementação dessa técnica introduz uma gama de novas possibilidades para atividades de ensino, pesquisa e divulgação científica na área de anatomia humana e animal. “Dessa forma, a promoção de ações que estimulem e viabilizem a capacitação de pessoas, assim como a apropriação e o desenvolvimento desta tecnologia no Brasil, trarão certamente avanços importantes aos diferentes setores que necessitam da preservação de material biológico em suas atividades”, destacou.

O curso possui como público-alvo alunos e egressos de pós-graduação, e egressos do curso de graduação em Medicina Veterinária e áreas relacionadas. Ele acontece entre os dias 8 a 11 de julho, das 8 às 18 horas, no Anfiteatro Altino Antunes da FMVZ,

As inscrições vão até 4 de julho e devem ser feitas por meio do formulário. O boleto com valor da taxa de participação (R$ 200) será enviado ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.

Curso | Princípios e Técnicas da Plastinação
Data | 8 a 11 de julho
Horário | 8 horas ás 18h
Valor | R$ 200
Local| Anfiteatro Altino Antunes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Rua do Matão, 1371 – Butantã, São Paulo

Confira a programação completa. Para mais informações, basta entrar em contato através do e-mail:  plastpecasanatomicas@gmail.com.