Curso de atualização em Endocrinologia busca facilitar diagnóstico e melhorar tratamento

Oferecido pela Faculdade de Medicina da USP, o objetivo do curso é divulgar a experiência do Hospital das Clínicas para a comunidade de endocrinologistas no Brasil

 26/04/2021 - Publicado há 7 meses
Diabete, doenças da tireoide, alterações no crescimento, hipoglicemia e doenças da hipófise são exemplos de problemas que têm relação com a endocrinologia – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP discutirá os avanços no tratamento de doenças endócrinas em nova edição de um curso anual. O objetivo é divulgar a experiência do Hospital das Clínicas para a comunidade de endocrinologistas no Brasil.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Berenice Bilharinho de Mendonça, professora titular de Endocrinologia da FMUSP e Chefe do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular (LIM 42) do HC, comenta que diabete, doenças da tireoide, alterações no crescimento, hipoglicemia e doenças da hipófise são exemplos de problemas que têm relação com a endocrinologia. “Como as glândulas estão presentes e produzem uma série de hormônios, elas afetam praticamente toda a função corporal”, afirma.

O curso tem enfoque em facilitar o diagnóstico e melhorar o tratamento dos pacientes. Um dos temas abordados será o diagnóstico genético molecular, para ensinar a linguagem da biologia molecular aos médicos e orientá-los a como pedir esse tipo de exame. “Essa é uma reivindicação de vários endocrinologistas pela dificuldade de acompanhar o desenvolvimento do diagnóstico genético, que realmente é muito rápido”, comenta Berenice. De acordo com a professora, com esse acompanhamento genético, é possível identificar as doenças de maneira precoce, o que é muito importante para o tratamento.

“O conhecimento é progressivo e a quantidade de informações é muito grande. Ter um curso que aglutina as últimas informações e avanços nos permite melhorar a nossa capacidade de diagnóstico e terapêutica”, diz. “É fundamental o médico se atualizar, e é mais fácil se atualizar em um curso destinado exatamente a isso”, acrescenta Berenice.

O curso é on-line e terá participação dos principais especialistas em Endocrinologia do HC. Mais informações estão disponíveis aqui ou no site www.eventus.com.br/endocrinologia2021


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.